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A partir das contribuições de Jean Piaget para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
( ) A epistemologia estruturalista perpassa a concepção piagetiana de desenvolvimento cognitivo.
( ) A maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator de equilibração ou autorregulação desempenham papéis fundamentais no processo de desenvolvimento.
( ) A adaptação da criança ao mundo em que ela vive ocorre a partir do processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.


Assinale a sequência correta.
No que se refere às ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A inteligência e a afetividade são complementares irredutíveis e indissociáveis.
II – A assimilação e a acomodação são processos autônomos e sem conexão entre si.
III – A inteligência e a afetividade não são complementares irredutíveis e indissociáveis.
Que nome se dá à Psicologia do Desenvolvimento elaborada por Jean Piaget?
Na perspectiva do desenvolvimento humano uma das teorias mais importantes e, quiçá, das mais completas para a época, foi a criada pelo suíço Jean Piaget (1896- 1980) famoso por seus estudos sobre o pensamento lógico nas crianças. Desenvolveu o método clínico de investigação das ideias infantis. As fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem em estágios. Assinale a alternativa que não faz parte do estágio de Piaget:
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.