Filtrar


Questões por página:
Em estruturas de dados e algoritmos, encontramos uma estrutura chamada Pilha. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Uma Pilha é um contêiner de objetos que são inseridos e retirados de acordo com o princípio de que “o último que entra é o primeiro que sai” (LIFO).

II. Exemplo de implementação de uma pilha pode ser os navegadores para a Internet que armazenam os endereços mais recentemente visitados em uma pilha.

III. Pilhas são estruturas de dados muito complexas, porém não estão entre as mais importantes.

IV. É impossível inserir objetos em uma pilha a qualquer momento, mas somente o objeto recentemente inserido poderá ser removido a qualquer momento.

A figura abaixo mostra uma aplicação da estrutura de dados pilha denominada MEC, inicialmente vazia, suportando três operações básicas, conforme definidas no Quadro I. Observe que o Quadro II apresenta uma seqüência de operações sobre a estrutura.

Ao final das operações, o elemento que se encontra no topo da pilha é:

mostrar texto associado
Na representação física de uma pilha sequencial, é necessário uso de uma variável ponteiro externa que indique a extremidade da lista linear onde ocorrem as operações de inserção e retirada de nós.
O uso de alocação dinâmica de memória é essencial na criação de uma pilha de dados.
Considere o tipo abstrato de dados Pilha com as seguintes especificações:

- Pilha é uma lista (LIFO) de itens com a restrição de que inserções (Push) e retiradas (Pop) de itens só podem ser feitas no final da lista (Topo da lista).
- CriarP cria uma pilha P vazia.
- Push(P, i) insere o item i no Topo da pilha P.
- Pop(P) retira e retorna da pilha P o item que está no Topo da pilha P.
- Pop(P) para pilha P vazia = Erro.

Com essa especificação, quais são, respectivamente, os resultados das expressões
Pop(Push(CriarP, X)) ; Pop (CriarP) e Pop(Push(P, (Pop(Push(CriarP, X))))) ?