Filtrar


Questões por página:

A troca de contexto é a ocorrência de chaveamento entre a engine SQL e a engine PL/SQL durante a execução de queries ou blocos PL/SQL. Essa troca é invocada sempre que, dentro de um bloco PL/SQL, executa-se uma query ou um comando DML. Se executados isoladamente, os comandos INSERT, DELETE ou UPDATE, por exemplo, costumam ter pouco ou mesmo nenhum impacto na performance, mas quando executados em loops, o efeito das trocas de contexto se torna cumulativo e o prejuízo na performance do procedimento se torna bem evidente.


Para evitar esse prejuízo, o Oracle 11g implementa um comando cujo objetivo é enviar ao servidor um lote de comandos DML de uma única vez, utilizando apenas uma troca de contexto. Trata-se do

mostrar texto associado

Um comando PL/SQL digitado no Oracle gerou o resultado abaixo.

Trata-se do comando

Considere a existência de um procedure escrito em PL/SQL denominado verifica_votacao, que aceita dois parâmetros: um para a string do ID do candidato e outro para o número de votos obtidos em uma eleição.

Um DBA Oracle criou um trigger verifica_votacao_trg na tabela candidatos que é acionado antes de uma operação INSERT ou UPDATE. Em cada linha o trigger deve chamar o procedure verifica_votacao para executar a lógica de negócios e deve especificar o novo ID de candidato e o novo número de votos para os parâmetros do procedure.

As lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por

O PL/SQL (Procedural Language/Structured Query Language) é uma linguagem procedural, que foi adicionada pela Oracle, a partir do Oracle Database 6, o qual permite a escrita de programas que contêm instruções SQL. Na linguagem PL/SQL, os programas são divididos em estruturas conhecidas como blocos, sendo que cada um desses blocos contém instruções PL/SQL e SQL. Essas instruções são: de declaração, executáveis e de tratamento de exceções. Exceções são usadas para tratamento de erros em tempo de execução, no código PL/SQL, em que algumas exceções já são predefinidas. Sobre exceções predefinidas, assinale a alternativa INCORRETA.
Triggers constituem construções especiais em PL/SQL, semelhantes a procedures. Enquanto uma procedure é executada explicitamente via uma procedure call, um trigger é executado implicitamente se um determinado evento acontece, a partir de um dos seguintes comandos: