Filtrar


Questões por página:
Para a construção de um processo pedagógico potente, é fundamental que o docente domine o conjunto de perspectivas teóricas da Educação Física escolar. Nesse sentido, Daolio (2004) destaca que a abordagem crítico-superadora é deficiente ao tratar a:
Medidas e avaliação são componentes essenciais da Educação Física, pois permitem aos professores monitorar o progresso dos alunos, ajustar programas de ensino e garantir que os objetivos educacionais estejam sendo alcançados. A avaliação deve ser contínua, diversificada e adaptada às necessidades individuais dos alunos, promovendo não apenas o desempenho físico, mas também o desenvolvimento integral. Analise as afirmativas abaixo sobre medidas e avaliação em Educação Física e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A avaliação formativa em Educação Física se concentra apenas nos resultados finais das habilidades motoras dos alunos, sem considerar o processo de aprendizagem.
( ) Testes padronizados são a única forma válida de avaliar o desempenho físico dos alunos em Educação Física. ( ) A avaliação deve incluir múltiplos métodos, como observação, autoavaliação e feedback, para proporcionar uma visão abrangente do desenvolvimento dos alunos.
( ) A avaliação em Educação Física deve considerar aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, promovendo uma abordagem holística do desenvolvimento dos alunos.


A sequência correta de cima para baixo é:
O processo de avaliação, longe de se considerar um instrumento de pressão e castigo, deve buscar tornar-se significativa para todos, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, considerando os conhecimentos prévios e a construção do conhecimento pelo educando.
Concernente a esta concepção de avaliação e considerando as diretrizes do processo de avaliação contido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB,9394/96) analise as afirmativas:

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, e no caso da educação infantil, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
III. O processo de avaliação com determinação primordial a determinar em que medida os objetivos foram alcançados, a partir de parâmetros quantitativos e os conteúdos reproduzidos pelos alunos.

Estão corretas as afirmativas:
A avaliação na Educação Física escolar considerada tradicional, elege entre os parâmetros para sua realização o estabelecimento do resultado como sendo exclusivo do desempenho nas práticas esportivas, ou seja, se o estudante tem um bom desempenho desportivo tem nota elevada. Analise as afirmativas acerca dos aspectos avaliativos:

I. Procura auxiliar o estudante a perceber as suas facilidades, as suas dificuldades, e sobretudo, auxiliá-lo a identificar os seus progressos. II. Aplica testes em prazos determinados, procurando respeitar sobretudo os aspectos burocráticos vinculados a atividade avaliativa. III. Restrita ao domínio motor, com verificações de medidas e desempenho das capacidades físicas.

Estão de acordo com a perspectiva tradicional de avaliação em Educação Física as afirmativas:
Analise as afirmativas e a relação entre as mesmas acerca do papel da Educação Física frente ao conteúdo: exercício físico e suas implicações sobre a saúde, bem estar e qualidade de vida:

I. O planejamento das aulas de Educação Física, no que diz respeito ao conteúdo exercício físico, tem entre seus objetivos a ampliação do repertório de exercícios realizados fora da escola, de modo a proporcionar a diversificação das atividades físicas e o estímulo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis,
PORQUE
II. as aulas de Educação Física possuem um contexto pedagógico estritamente relacionado ao treinamento físico e o desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas ao aprimoramento do bem estar físico e mental.

A respeito das afirmativas assinale a alternativa correta.