Filtrar


Questões por página:
O engenheiro responsável pela obra de um empreendimento constatou, após a execução do sistema estrutural, que havia algumas interferências nos projetos complementares, como, por exemplo, dutos do sistema de condicionamento de ar cruzando pilares, quadros elétricos posicionados ao lado de tubulações hidráulicas e tubulações de águas pluviais passando pelo interior de vigas. Em razão disso, a obra teve de ser interrompida, o que, consequentemente, trouxe prejuízos.
Com o objetivo de evitar ainda mais prejuízos, o engenheiro responsável pelo empreendimento devolveu os projetos ao gerente de projetos para que ele tomasse providências urgentes.
Nessa situação hipotética, a fim de buscar a solução de tais problemas, será necessário
Na elaboração do planejamento de obras, é fundamental documentar diferentes informações, como atividades a serem desempenhadas e recursos necessários para cada atividade, para que sejam definidos, por exemplo, prazos para a execução da obra e valores a serem desembolsados em cada uma de suas etapas.
O documento que contempla as referidas informações e que serve como instrumento para a tomada de decisões pelo engenheiro responsável pela obra denomina-se
Uma empresa executará uma obra pública cujo cronograma físico-financeiro será constituído por quatro etapas a serem executadas em seis meses. Os valores totais e as contribuições previstas para cada etapa, ao longo dos meses, são demonstrados na tabela.
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o exposto, está CORRETO afirmar que:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No caso de o órgão público não dispor de corpo técnico especializado, ele deverá fazer uma licitação específica para contratar uma empresa para elaborar o projeto básico. O edital para contratação desse projeto deverá conter, entre outros requisitos, o orçamento estimado dos custos dos projetos e o seu cronograma de elaboração.

II. A elaboração dos projetos de empreendimentos públicos, além de observar as características e condições do local de execução dos serviços ou obra e seu impacto ambiental, tem de violar os requisitos de segurança, de funcionalidade e de adequação ao interesse público.

III. O projeto básico é o elemento mais importante na execução de obra pública. As falhas em sua definição ou constituição podem dificultar a obtenção do resultado almejado pela Administração. O projeto básico deve ser elaborado anteriormente à licitação e receber a aprovação formal da autoridade competente.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na elaboração dos projetos, deve-se considerar a adoção das normas técnicas de saúde e de segurança do trabalho adequadas; a infraestrutura de acesso; e os aspectos relativos à insolação, à iluminação e à ventilação.

II. O edital de licitação de um projeto público deve abranger toda a obra e possuir os requisitos estabelecidos pela Lei das Licitações, além de possuir os elementos necessários e suficientes para descaracterizar o objeto a ser contratado, independentemente do nível de precisão exigido para o tipo de empreendimento em questão.

III. Os estudos de viabilidade objetivam eleger o empreendimento que melhor responda ao programa de necessidades, sob os aspectos técnico, ambiental e socioeconômico. No aspecto técnico, devem ser avaliadas as alternativas para a implantação do projeto. A avaliação ambiental envolve o exame preliminar do impacto ambiental do empreendimento, de forma a promover a perfeita adequação da obra com o meio ambiente. A análise socioeconômica, por sua vez, inclui o exame das melhorias e possíveis malefícios advindos da implantação da obra.


Marque a alternativa CORRETA: