Filtrar
97 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 20
Questões por página:
A Norma ABNT NBR nº 15.575/2013 apresenta o desempenho mínimo para edificações habitacionais. Dentre tantos aspectos, um deles é em relação a estanqueidade dos sistemas de coberturas, que durante a sua vida útil de projeto, não deve permitir a ocorrência de penetração ou infiltração de água que acarrete escorrimento ou gotejamento, considerando-se todas as suas confluências e interações com componentes ou dispositivos, em face das movimentações térmicas diferenciadas entre os diferentes materiais em contato, aliados aos componentes ou materiais de rejuntamento.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tempo mínimo que os sistemas de coberturas impermeabilizados devem permanecer estanques no teste da lâmina d’água de acordo com esta Norma será de:
Um orçamento pode ser classificado, conforme seu grau de detalhamento, em “estimativa de custo”, “orçamento preliminar” ou “orçamento analítico ou detalhado”, dentre outras classificações. Na orçamentação de obras de edificações por estimativa de custos, o Custo Unitário Básico (CUB) tem sido um parâmetro bastante utilizado.
O CUB da construção civil representa o custo da construção por
Dentre as políticas setoriais no âmbito de atuação do BNDES, a intervenção em edificações tombadas ou de interesse histórico para retrofit é uma das ações mais significativas. Há um conjunto de documentos que regulamenta esse perfil de intervenção, ao qual se aplicam normativas e recomendações promulgadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Nesse conjunto, destacam-se as publicações intituladas Cadernos Técnicos, referentes à divulgação de técnicas para a preservação do patrimônio histórico e cultural. Nesse contexto, em intervenções relativas à reconstituição dos ornamentos de fachadas em argamassa e revestimentos à base de cal, que podem ocorrer de forma recorrente em edificações de valor histórico-cultural, devem ser realizados alguns procedimentos para elaboração do projeto de conservação e reconstituição de argamassas e rebocos.
Tais procedimentos devem seguir etapas específicas, sendo que na primeira etapa, a da informação prévia, devem constar