Filtrar
198 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 40
Questões por página:
Sendo assim, marque a alternativa INCORRETA.
Sendo assim, marque a alternativa INCORRETA.
Para se obter êxito na proposta de uma educação inclusiva, é necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar, no planejamento dos programas a serem implementados, docentes, diretores e funcionários, precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. (1ª PARTE). O planejamento do professor deve ser sistematizado para que possa haver a inserção de todos, no meio educacional. (2ª PARTE).
A sentença está:
(__) O planejamento de aula difere de qualquer outro porque não se refere a dados que possam ser controlados. Ele requer um cuidado maior, pois lida com pessoas, os alunos, que possuem, cada um, sua história e aprendem de maneira diferente, mesmo partilhando da mesma escola e sala de aula.
(__) Durante a elaboração do plano de aula, o professor deve ter ciência dos objetivos que devem ser alcançados em cada tópico que vai ser abordado na sala de aula. E também deve se compreender que cada tópico da unidade de aula dificilmente poderá ser desenvolvido em uma única aula.
(__) A preparação do plano de aula é indispensável e deve resultar num documento escrito que servirá para orientar as ações do professor como também possibilitar constantes revisões e aprimoramento profissional, ou seja, o professor poderá refletir, repensar e modificar o plano de aula de acordo com as situações que surgirem no percurso do processo de aprendizagem.
Analise as informações a seguir:
I. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Das três modalidades de planejamento, articulados entre si, o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas, este último é o mais importante e o que deve ser produzido primeiramente. O plano de aula é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.
II. O plano da escola é um documento mais global. Expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. Já o plano de ensino, ou plano de unidade, é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre. É um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
III. É correto afirmar que o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. Nele, as unidades e subunidades que foram previstos em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas, conforme Libâneo (2013), é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.
Marque a alternativa CORRETA: