Filtrar


Questões por página:
O principal objetivo do planejamento estratégico de TI das empresas é
O alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação (TI) e negócios é um conceito fundamental que busca integrar a estratégia de TI com os objetivos e as metas gerais da organização. Esse alinhamento é essencial para garantir que os investimentos em TI apoiem e impulsionem a estratégia de negócios, resultando em maior eficiência operacional, inovação e competitividade.
Associe os aspectos do alinhamento estratégico entre TI e negócios apresentados abaixo com as suas respectivas descrições.

1. Objetivos Comuns
2. Integração de Processos
3. Cultura Organizacional
Descrições:
( ) Promover um ambiente colaborativo onde as equipes de TI e de negócios trabalham juntas para alcançar metas compartilhadas.

( ) Assegurar que as soluções tecnológicas sejam projetadas para atender às necessidades específicas da organização, refletindo suas metas estratégicas.

( )Garantir que as operações diárias da empresa sejam harmonizadas com as soluções de tecnologia, facilitando a eficiência e a eficácia.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Em relação ao alinhamento estratégico entre TI e negócio, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização pode se beneficiar em todas as áreas quando esse alinhamento ocorre efetivamente.
II. Os instrumentos de gestão podem promover e manter esse alinhamento.
III. É uma boa prática fazer planejamento de longo prazo (acima de 10 anos), com o alinhamento estático para aumentar a previsibilidade.

Está correto o que se afirma em
Em relação à gestão estratégica e ao planejamento estratégico de TI, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise PESTEL avalia fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças), permitindo que a organização identifique áreas de risco e oportunidades no ambiente competitivo.

II. A análise SWOT é uma ferramenta de escaneamento ambiental que monitora mudanças em seis áreas-chave que podem impactar os negócios.

III. Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) auxiliam a organização a rastrear e gerenciar interações com stakeholders.


Está correto o que se afirma em
A equipe de TI de um Tribunal estava sobrecarregada com demandas de novos sistemas, além da necessidade de manutenção de aplicações legadas. Foi definida, então, uma estratégia de utilização de plataformas Low-code e No-code visando aumentar a agilidade no desenvolvimento, além de permitir que setores não técnicos desenvolvessem suas próprias ferramentas. O conjunto de aplicações adequadas para desenvolvimento utilizando estas plataformas, considerando as vantagens e limitações dessas abordagens, inclui