Filtrar


Questões por página:
A maioria das empresas enfrentam ambientes externos cada vez mais turbulentos, complexos e globalizados – condições que dificultam a interpretação. Para enfrentar o problema de informações geralmente ambíguas e incompletas sobre o setor, como também e para aumentar o grau de compreensão do ambiente geral é adotado um processo denominado análise do ambiente externo. O processo deve ser conduzido de forma contínua e compreende as seguintes atividades, EXCETO:
O planejamento consiste em identificação, análises estruturação, coordenação de missão, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas internas e externas, programas, projetos e atividades, a fim de alcançar o máximo do desenvolvimento possível, com a melhor concentração de esforços e recursos. Realizado no intermediário da organização, o planejamento ocupa-se da alocação de recursos, integrando a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos e desdobrando os objetivos institucionais em objetivos departamentais. Considerando o exposto, a alternativa que apresenta o tipo do referido planejamento é o:
O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação por meio da aprovação, tomada de decisão e avaliação. O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Apesar de serem heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos.

O tipo de programa que se destaca por um sistema lógico composto por cinco elementos principais, facilitando a detecção de desvios e fornecendo orientações para ajustar toda a rede de atividades ainda não realizadas, é o(a):
A seleção, de acordo com Chiavenato (1999), é a obtenção e o uso da informação a respeito de candidatos recrutados para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego. Para avaliar os candidatos, os testes que proporcionam informações sobre o comportamento e a capacidade de integração de uma equipe ou empresa, as competências relacionadas e o estilo gerencial dos candidatos são denominados testes de:
O nível organizacional responsável pelo planejamento que tem seu foco em unidades ou departamentos da organização, que é orientado para o médio prazo e que define as principais ações a serem empreendidas por cada unidade é o nível: