Filtrar


Questões por página:
A formulação e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação e um sistema de informação em Assistência Social são ferramentas essenciais a ser utilizadas para a consolidação da Política Nacional de Assistência Social e para o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Trata-se, pois, de construção prioritária e fundamental que deve ser coletiva e envolver esforços dos três entes federados.

Assim, esse sistema deve se pautar em
Na avaliação de programas sociais há especificidades que podem ser destacadas com relação

I. à metodologia: possibilita a avaliação do desempenho do programa, por meio da obtenção, combinação e comparação dos dados e metas.

II. à finalidade: que permite identificar a efetividade e eficácia dos programas.

III. ao papel: atua na verificação de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, além de aferir os méritos do programa durante sua elaboração.

Está correto o que se afirma em
A planificação, no processo de planejamento, corresponde à fase de definição do nível decisório, de abrangência, âmbito, grau de agregação de variáveis e detalhamento sobre os quais incidirão as ações planejadas. Em geral, quando o documento de planejamento se refere a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, constitui-se um ________; quando se dedica a um setor, a uma área ou região, caracteriza-se como um __________; e, quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, é denominado de __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo acima.

A avaliação de políticas sociais, na perspectiva do Serviço Social, deve evitar abordagens sequenciais e contemplar a análise de suas dimensões econômica, histórica e política. A partir desse ponto de vista, a avaliação e seus indicadores se configuram como elementos constituintes do processo de formulação, execução e consolidação de direitos e serviços sociais.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os aspectos avaliativos aos seus respectivos indicadores.

(1) Configuração e abrangência dos direitos e benefícios.
(2) Configuração do financiamento e do gasto.
(3) Gestão e controle social democrático.

( ) Relação entre as esferas governamentais e não governamentais.
( ) Critérios de acesso e permanência.
( ) Estrutura orçamentária.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, de cima para baixo, os parênteses.

Os modos de ser e de se afirmar das ações profissionais têm uma temporalidade histórica, uma vez que sofrem profundas influências das conjunturas sociais que vivenciam e que forjam as visões de mundo que as informam e as relações em que se materializam. Importante recurso à disposição dos profissionais, a avaliação está presente dialeticamente em todo o processo de planejamento. Como destaca Baptista (2009), a avaliação, via de regra, tem por base um ponto de vista peculiar, que determina o modo de perceber e de explicar as coisas e o mundo da pessoa que avalia. É este o ponto de vista que fornece o referencial e os critérios sobre os quais se apoiam os juízos. Isso significa que avaliar é