Filtrar


Questões por página:

O diretor de um hospital, ao ser nomeado, recebeu a incumbência de sanar as dívidas da instituição, que atingiam o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Depois de analisar a situação e traçar um plano de ação que permitia uma economia de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais, o diretor resolveu acompanhar a progressão da dívida usando esses R$ 25.000,00 como pagamento mensal. Para isso, sabendo que a taxa de juros cobrada pelo banco sobre a dívida é de 10% ao mês, ele começou a montar a seguinte planilha usando o Microsoft Excel:



A célula selecionada na Figura é a B4, e mostra que o cálculo do valor da dívida no mês 2 é realizado tomando-se o saldo do mês anterior (no caso, o saldo contido na célula D3) e somando a ele 10% (taxa contida em F3) de seu valor. Na célula D4, a fórmula digitada pelo diretor foi

=B4–C4

para calcular o saldo no mês 2, após o pagamento.

Para verificar a evolução no mês 3, o diretor (considerando que o mouse está configurado na forma padrão) pretende realizar a seguinte sequência de operações:
1) Arrastar, com o botão esquerdo do mouse pressionado, o ponto no canto inferior direito da célula B4 até o canto inferior direito da célula B5.
2) Digitar 25000 na célula C5.
3) Selecionar a célula D4 e arrastar, com o botão esquerdo do mouse pressionado, o ponto no canto inferior direito dessa célula até o canto inferior direito da célula D5.
 
Entretanto, infelizmente, o diretor terá cometido um engano, se assim proceder.
 
Para corrigir o erro e produzir o resultado correto, é suficiente que o diretor


Com base na figura acima, que ilustra uma planilha do Excel 2010, julgue o item seguinte.

O conteúdo da célula E3 da planilha em edição será igual a 8, após a realização do seguinte procedimento: clicar a célula E3, digitar =B3+C3+D3/3 e teclar
No menu Ferramentas do Microsoft Excel 2003 encontra-se, por padrão, um comando que é usado para auditar as fórmulas inseridas em planilhas.

Considere os procedimentos de auditoria de fórmulas a seguir:

• Avaliar fórmula
• Rastrear dependentes
• Rastrear precedentes

Nesse comando, dentre os procedimentos apresentados, pode(m) ser usado(s) o(s) seguinte(s):

Considere a Figura de uma planilha do Microsoft Excel 2003 mostrada a seguir.



Nas células E1, E2, E3, E4 e E5 foram inseridas, respectivamente, funções, dentre as quais, a seguinte:

=MÉDIA((CONT.VALORES(A1:B3));(PAR(C2-B3)))

Qual é a célula que apresenta o resultado dessa função?

Foi requisitado ao gerente do Departamento de Pessoal de certa empresa um relatório com os nomes, departamentos e salários de todos os funcionários, com subtotais, por departamento, do número de pessoas e do valor dos salários, e um total geral ao final do relatório. Sabe-se que as informações de que o gerente precisa se encontram em um arquivo texto gravado no disco de seu computador.

Considerando-se o uso do aplicativo Microsoft Excel 2003 em sua instalação padrão, para cumprir essa tarefa, o ge-rente pode optar pelo uso do Assistente de importação de texto, selecionando o