Filtrar


Questões por página:
Um dos objetivos da adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é padronizar os registros contábeis das entidades do setor público a fim de permitir a consolidação nacional das contas públicas. No PCASP as contas são agrupadas em classes, de acordo com a natureza da informação. É classe relacionada com a natureza de informação orçamentária:
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), as Variações Patrimoniais, tanto aumentativas quanto diminutivas, serão classificadas em contas
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi desenvolvido pela STN para servir de instrumento de padronização de registros e consolidação das contas públicas. Ele é composto por:
Com referência ao plano de contas da Administração Pública, analise:

I. A relação de contas apresenta níveis de desdobramentos, classificados e codificados de acordo com a seguinte estrutura: Classe, Grupo, Subgrupo, Elemento, Subelemento, Item, Subitem e Conta Corrente.

II. O Sistema Orçamentário está relacionado com os ingressos (entradas) e os dispêndios (saídas) de recursos, ou seja, com o registro dos recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária e extraorçamentária.

III. As contas com a finalidade precípua de controle estão nos Grupos Ativo e Passivo Compensado.

IV. As contas do grupo “Disponível” (Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações Financeiras etc.) pertencem ao Sistema Patrimonial.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Assinale o correto registro contábil a ser efetuado na natureza de informação patrimonial do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) no momento da arrecadação de receita orçamentária de impostos já lançados no exercício.