Filtrar


Questões por página:
Uma estrela-do-mar que tenha perdido um ou mais braços tem a capacidade de regenerá-los. No entanto, para que apenas um braço isolado de estrela-do-mar consiga regenerar uma estrela inteira, é necessário que ainda retenha parte:
Os ciclos de vida dos parasitas evoluem para facilitar a dispersão e superar as defesas do hospedeiro. Em alguns, os ovos fertilizados são expelidos com as fezes do hospedeiro e posteriormente ingeridos por outros hospedeiros. A maioria das espécies de parasitas, no entanto, possui ciclos de vida complexos, envolvendo um ou mais hospedeiros intermediários e vários estágios larvais. Tais ciclos, ao tempo em que auxiliam a colonização dos parasitas em novos hospedeiros, podem também possibilitar oportunidades para que o homem interrompa o ciclo com medidas higiênicas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o parasita que possui a maior quantidade de hospedeiros intermediários participando do seu ciclo de vida.

No que se refere a ciclos biológicos de invertebrados causadores de doenças, julgue o item a seguir.


O Schistosoma mansoni tem um ciclo de vida complexo, que envolve um hospedeiro intermediário, o molusco aquático do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo vertebrado, o homem, podendo parasitar outros mamíferos.

ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Um dos grandes escritores brasileiros foi Monteiro Lobato. Um de seus personagens é o Jeca Tatu. Sobre esse personagem, Monteiro Lobato dizia que “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”. Monteiro Lobato ainda mencionava que “Eu ignoro que eras assim, meu caro Jeca, por motivo de doenças tremendas. Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharada cruel que te faz papudo, molenga, inerte”.
É possível concluir que o Jeca Tatu está infectado pelo verme: