Filtrar


Questões por página:
Um adulto com resfriado comum há 2 semanas evoluiu com otalgia unilateral em ouvido esquerdo, associada a hiperemia e abaulamento da membrana timpânica homolateral, além de febre. Não apresentava sinais de toxemia.

O agente etiológico mais prevalente dessa complicação é o:
Em casos envolvendo paciente com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, grupo C, o tratamento medicamentoso deve ser realizado com:
Em relação à quimioprofilaxia para o controle da Tuberculose, considere as afirmativas abaixo:
I. Recém-nascidos coabitantes de caso confirmado para Tuberculose devem receber imediatamente a vacinação com BCG e iniciar a quimioproflaxia.
II. Quando a quimioprofilaxia é indicada, a droga de escolha é Isoniazida na dose de 10 mg/kg de peso ao dia, com dose máxima de 300 mg ao dia durante 4 meses.
III. O teste tuberculínico (PPD) deve ser sempre realizado na avaliação inicial do paciente HIV +, independentemente do seu estado clínico ou laboratorial (contagem de células CD4+ e carga viral), devendo ser repetido anualmente nos indivíduos não reatores.
IV. Pacientes adultos coabitantes de caso confirmado e assintomáticos devem realizar radiografia do tórax quando disponível.
São CORRETAS as afirmativas:
Leia as afirmativas abaixo a respeito da embolia pulmonar.
I. É geralmente causada por um coágulo de sangue, embora outras substâncias também possam formar êmbolos e bloquear uma artéria. II. Uma radiografia torácica pode revelar mudanças sutis nos padrões dos vasos sanguíneos que ocorrem após a embolia e pode revelar sinais de infarto pulmonar. III. Nos casos raros em que os êmbolos persistem parcial ou completamente, a pressão sanguínea nos vasos pulmonares pode diminuir. IV. Medicamentos anticoagulantes (às vezes chamados afinadores do sangue) podem ser dados a pessoas com alto risco, com o objetivo de evitar embolia pulmonar. V. Estão corretas as afirmativas:
Em relação a bronquite aguda, julgue as afirmativas abaixo:

I. Na bronquite aguda, geralmente ocorre tosse contínua e, às vezes, há piora da tosse nas primeiras 1 a 3 semanas. Os sinais/sintomas associados variam e incluem produção de expectoração, febre, mal-estar, sibilos e dispneia.
II. A definição de bronquite aguda e traqueíte também busca diferenciá-la da doença de inflamação aguda das vias respiratórias de grande calibre (bronquiolite).
III. Para a tosse aguda atribuída a bronquite aguda em um adulto imunocompetente, são preconizados rotineiramente exames ou tratamentos adicionais.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?