Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Fisioterapia

Assunto:

Pneumologia

Questões por página:

Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o mecanismo de sibilância em crianças com tuberculose.

Na prática diária da Fisioterapia respiratória, é comum a utilização de técnicas de higiene brônquica, cujo objetivo principal é aumentar a mobilização de secreção e sua expectoração. Sobre técnicas de remoção de secreção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Técnica de expiração forçada (TEF) é a realização de um ou dois esforços expiratórios (huffs), com a glote aberta, partindo de um volume pulmonar médio e chegando a baixos volumes.

( ) ELTGOL consiste em uma expiração lenta total com a glote aberta, estando o paciente com a região a ser desobstruída em decúbito homolateral com o Fisioterapeuta exercendo pressão abdominal.

( ) Drenagem autógena utiliza inspirações e expirações lentas, de forma ativa, iniciando no volume de reserva expiratória até o volume de reserva inspiratória, seguida de huff.

( ) Oscilação de alta frequência (Flutter e Shaker), compreende a produção ativa de fluxos expiratórios sem pressão positiva oscilatória controlada e débito ventilatório de frequência regulável. Assinale a sequência correta.

A observação da sincronia no deslocamento toracoabdominal é o primeiro passo na avaliação dos músculos respiratórios. A alteração dessa sincronia pode levar a alterações no padrão respiratório. Em relação aos padrões de alteração respiratória, analise as afirmativas abaixo.
I - Durante a avaliação do deslocamento toracoabdominal, quando se observa um atraso de tempo entre o movimento do abdome e o do tórax, ocorre respiração anacrônica. II - A alternância de deslocamento entre os compartimentos do tórax e do abdome é um mecanismo fisiológico de defesa contra a fadiga com a finalidade de prolongar o tempo de endurance. III - Movimento paradoxal ocorre quando há movimentação oposta do compartimento abdominal e do tórax observado em pacientes com insuficiência ventilatória ou paralisia diafragmática.
Estão corretas as afirmativas
A tomografia de tórax é um exame capaz de identificar alterações morfofuncionais, contribuindo para o diagnóstico e acompanhamento das patologias. Imagem associada para resolução da questão
A imagem é sugestiva de qual entidade clínica?
Paciente de 76 anos, feminina, eutrófica, internada para investigação diagnóstica após queda da própria altura, apresentando-se dispneica, com desconforto respiratório, acianótica, com confusão mental. Exame físico:

Imagem associada para resolução da questão




Respiração espontânea com suporte de oxigênio a 2 litros/minuto, tosse produtiva. Exames preliminares de Rx de tórax mostram opacificação de padrão homogêneo na porção inferior do pulmão esquerdo compatível com pneumonia. Hemograma com leucocitose e os valores da gasometria arterial foram: pH: 7,46; PCO2: 32 mmHg; PO2: 47 mmHg; HCO3: 24 mEq/L; BE: + 2; SpO2: 84%.
Evoluiu com quadro de insuficiência respiratoria (IRpA) classificada como