Filtrar


Questões por página:
Sobre a guerra civil que a Síria enfrenta desde 2011, analise as afirmativas a seguir.

I. A Rússia defende uma intervenção militar da ONU na Síria desde o início do conflito.

II. O Irã e a Liga Árabe são opositores do regime sírio e fornecem armas para as forças rebeldes.

III. Os Estado Unidos apoiam a possibilidade de intervenção militar.

Assinale:
Os Partidos Republicano e Democrata têm se revezado no governo dos Estados Unidos nas últimas décadas e polarizam o debate a respeito da função do Estado e suas políticas públicas. As alternativas abaixo identificam as principais propostas do Partido Democrata, à exceção de uma. assinale -a
Os dados da tabela a seguir permitem traçar um panorama do desempenho da economia mundial nos últimos anos.



Com base na tabela, analise as afirmativas a seguir.

I. Em 2012, o desempenho da economia mundial foi marcado, em relação ao biênio 2010-2011, por uma desaceleração homogênea entre os distintos grupos de países.

II. Em 2012, a economia europeia voltou a ser recessiva, e este mau desempenho foi acompanhado pelo menor crescimento dos BRICs.

III. A Europa voltou a viver os riscos de ruptura do euro a partir de 2012, atenuados por meio do suporte do Banco Central Europeu (BCE).

Assinale:
Há mais de dois anos, está em curso uma guerra civil na Síria na qual os insurgentes se opõem ao regime ditatorial de Bashar al- Assad.

Com relação ao posicionamento internacional a respeito desta crise, analise as afirmativas a seguir.

I. O Irã, o Iraque e a Rússia apoiam o Partido Baath sírio, liderado pela família al-Assad, fornecendo guerrilheiros, armamentos e combustível.

II. Uma possível intervenção norte-americana no conflito fortaleceria seus aliados regionais: Turquia, Jordânia e Israel.

III. As forças rebeldes são apoiadas, em nível regional, pelo grupo libanês do Hezbollah, e pelos Estados sunitas da Turquia, Arábia Saudita e Qatar.

Assinale:
Sobre a Guerra na Ucrânia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Iniciou em 24 de fevereiro de 2022, quando Vladimir Putin declarou o início de uma "operação militar especial" na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
( ) Os números da guerra impressionam: são 7,7 milhões de refugiados da Ucrânia para vários países da Europa, incluindo a Rússia, de uma população de cerca de 44 milhões, com quase 7 milhões de ucranianos deslocados internamente.

( ) Os Estados Unidos e a União Europeia foram os que mais apoiaram a Ucrânia durante a guerra, fornecendo armamentos, munição, informação e apoio humanitário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: