Filtrar


Questões por página:
No início do século XIX, o estrategista prussiano Carl Von Clausewitz definiu a guerra como uma atividade do Estado: um ato de força com o fim de submeter o adversário aos seus objetivos políticos. Ele resumiu corretamente um fenômeno específico que tomou forma na Europa, a partir do século XVII, e evoluiu com o Estado Moderno.
Sobre as características da guerra ao longo da formação do Estado Moderno, analise a tabela a seguir.





A esse respeito, são corretas as afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Por “democracia”, entende-se a forma de governo na qual a soberania pertence ao povo e se concretiza em uma constituição compartilhada e aceita por todos os cidadãos. Essa forma de governo tem uma longa história que remonta às cidades-estados gregas, retomada pelo iluminismo francês e estabelecida no século XX com a ampliação progressiva do direito ao voto. A respeito da trajetória da democracia no Ocidente, assinale a afirmativa que indica uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia.

O presidente dos EUA, Thomas Woodrow Wilson, presidira o comitê que redigiu os 30 artigos do pacto constitutivo da Liga das Nações, projeto de seu coração. O presidente via na Liga das Nações o órgão maior de um sistema de segurança coletiva das nações. Pensou grande, muito além do seu tempo e muito além dos tempos de hoje, a julgar pela experiência da ONU. As demonstrações de impotência da Liga das Nações para coibir o emprego da força foram se acumulando.

(Luiz de Alencar Araripe, “Tratado de Versalhes”. Em: Demétrio Magnoli (org.), História da Paz. São Paulo: Contexto,2008. Adaptado)


Uma das “demonstrações de impotência” da entidade está corretamente identificada

O ministro das Relações Exteriores da Espanha.. [...]. conclamou governantes da Europa e de outras partes do mundo a adotarem ações concretas contra a Argentina. [...]

Em declarações feitas na véspera de um encontro de chanceleres da União Européia em Luxemburgo, o ministro disse que a Espanha pressionaria o bloco a retirar da Argentina o tratamento de parceiro comercial preferencial.

(http://www. estadao.com br )

A insatisfação da Espanha está relacionada

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), milhares de imigrantes se afogaram no mar Mediterrâneo, no ano de 2015, vítimas dos muitos barcos superlotados que tentam chegar à costa da Itália e da Grécia. A maioria dos refugiados que chegam à Europa é composta por pessoas que fogem da Síria em decorrência: