Filtrar


Questões por página:

[...] uma das afirmações centrais concernentes à democracia consiste em admitir que se trata de uma forma política não só aberta aos conflitos, mas essencialmente definida pela capacidade de conviver com eles e de acolhê-los, legitimando-os pela institucionalização dos partidos e pelo mecanismo eleitoral. Tem sido também uma das bandeiras de luta democrática a negação do partido único como uma impossibilidade de fato e de direito para a prática democrática. Essas afirmações [...] omitem o fundamental [...]: a questão da qualidade. [...] Isso significa que se, por um lado, o pluripartidarismo implica aceitação das divergências, por outro, enquanto multiplicidade de posições, é apenas um signo da possibilidade democrática e não a efetividade democrática . Tanto isso é verdade que cada um dos partidos pode organizar-se de tal forma que nele não haja democracia interna, como ainda serve de álibi para aqueles que apontam os partidos como prova de inexistência de vida democrática.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia – o discurso competente e outras falas.13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

No fragmento do texto de Chauí sobre a democracia, prioriza-se a abordagem de ordem

“Vamos construir pontes de diálogo em vez de checkpoints e muros de separação.” (Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, em discurso na ONU)

Revista Veja, São Paulo: Abril, Edição 2236, ano 44, n.39, 28 set.2011, p.65.

No contexto da instabilidade política da região do Oriente Médio, a declaração do presidente contém uma crítica explícita à situação de

Acerca dos conflitos regionais de baixa intensidade, julgue o item que se segue.

A fronteira entre Líbano e Israel tem sido marcada pela violência pelo menos desde os anos 60 do século XX; contudo, devido à relevância libanesa para a segurança regional, apenas a partir dos anos 90 do século passado essa região fronteiriça foi palco de conflitos intensos, como o ocorrido entre Israel e o Hezbollah, em fins do século XX, e entre Israel e o Hamas, por ocasião da recente crise na Síria.

Relacione os territórios e províncias que expressam um desejo de separação com os respectivos países dos quais querem se tornar independentes.

1. Curdistão
2. Escócia
3. Tibete
4. Catalunha

( ) Reino Unido 
( ) Espanha
( ) China
( ) Iraque

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

“Temerosos sobre o futuro da Grécia, os investidores começam a se preocupar com a capacidade da Europa de evitar o 'Grexit', como foi apelidada o que pode vir a ser a saída da Grécia da zona do euro." (O Globo, 17/02/2015.)

Sobre a política de austeridade imposta pelo Banco Central Europeu e o FMI a alguns países da zona do euro, analise as afirmativas a seguir.

I. A economia grega viveu uma recessão sem precedentes em tempos de paz, encolhendo 25% do PIB nos últimos 5 anos.

II. Os movimentos populares, como o Podemos na Espanha, ganharam espaço político graças ao discurso antiausteridade.

III. A adoção dessa política provocou o empobrecimento da classe média e aumentou significativamente o desemprego.

Assinale: