Questões de Concurso
Filtrar
171 Questões de concurso encontradas
Página 29 de 35
Questões por página:
Boa vontade e respeito nem sempre são o bastante. Algumas vezes, até países amigáveis precisam entender que vão pagar um preço por desafiar os EUA. Muito provavelmente, essa ação vai funcionar. O Brasil vai ajustar sua posição. E o resto do mundo vai perceber. (RUBIN, 2010, p. A10).
O fragmento de texto, que sobressai o tom ameaçador de um artigo publicado originalmente na revista norte-americana Newsweek e reproduzido pela Folha de S. Paulo, representa uma reação a recentes acontecimentos da política brasileira, caracterizada pela independência em relação à liderança dos Estados Unidos.
Entre as posições tomadas pelo governo brasileiro, nesse contexto internacional, encontra-se
A charge representa uma crítica
“É ilusão pensar que as atividades de espionagem cessarão. A inteligência é uma das atividades fundamentais de qualquer Estado e tem reflexos diretos sobre o bem-estar de todos os cidadãos. É a partir de dados de inteligência que o Estado planeja e executa políticas públicas de defesa nacional, segurança pública e relações exteriores. Parte das atividades de inteligência diz respeito à proteção das informações que são sensíveis para a própria realização dessas políticas. Ou seja, a ideia de que cada país deve desenvolver meios efetivos de inteligência e de contrainteligência é uma faceta permanente das relações internacionais.”
(Trecho da entrevista concedida à Revista Ciência Hoje (outubro de 2013) por Marco Aurélio Sepik-UFRGS.)
O contexto da afirmação acima está relacionado
( ) Guerra entre o Irã e o Iraque pelo domínio das terras da Caxemira.
( ) Repressão sangrenta do governo da Síria contra os opositores de Bashar al-Assad.
( ) Disputa armada entre Israel e Líbano pelas cidades da Palestina.
( ) “Primavera Árabe”, iniciada na África, refletindo em países como Iêmen e Bahrein.
A sequência está correta em