Filtrar


Questões por página:

Observe a tabela com os principais torneios esportivos organizados pelo Qatar desde 2005.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito do esporte como estratégia de soft power pelo Qatar, analise as afirmativas a seguir.


I. O Qatar é um emirado cujo parlamento consultivo, eleito por sufrágio universal, é responsável pelo reconhecimento internacional do país, incluindo a organização de eventos esportivos.

II. O investimento em esportes é um meio de o Qatar projetar uma imagem de país cosmopolita, de mostrar como um país islâmico pode dialogar com os valores culturais do Ocidente.

III. O esporte é uma oportunidade para demonstrar a capacidade de expansão do país, de sua habilidade em atrair novos investimentos e parcerias, e de sua posição estratégica no mundo globalizado.


Está correto o que se afirma em

Relativamente a aspectos significativos da realidade atual, no Brasil e no mundo, julgue o item.


Com sua enorme população, a China é a maior democracia do mundo.

“União Europeia apresentará plano ambicioso contra crise:a Comissão Europeia apresentará nos próximos dias uma proposta de reconstrução econômica após a crise causada pela ___________________, anunciou neste sábado o comissário de Orçamentos, Johannes Hahn”.(Fonte: https://economia.uol.com.br/, 09/5/20).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Após infância pobre, Joaquín Guzmán começou a vender drogas aos 15 anos e fundou em 1989 o cartel de Sinaloa, chegando a entrar na lista de bilionários da revista Forbes. Durante anos o homem mais procurado pelos Estados Unidos, viveu o seu pior pesadelo atrás das grades: Preso há quase dois anos em Manhattan, praticamente em total isolamento, não pode ver sua esposa Emma Coronel nem nenhum parente, exceto suas filhas gêmeas de sete anos, e somente através de um vidro.

(fonte adaptada: g1.com>acesso 06 de outubro de 2018)


A notícia acima faz referência ao chefe do tráfico mexicano, Joaquín Guzmán, conhecido como:

Trump adverte que não deixará que “pessoas ruins” entrem nos EUA. O presidente americano acusou os líderes democratas de defender uma política de "fronteiras abertas" que, segundo sua opinião, significa:

(fonte adaptada: https://veja.abril.com.br>acesso 05 de outubro de 2018)