Filtrar


Questões por página:
Sobre os princípios da Resolução CNAS nº 145/2004 − Política Nacional de Assistência Social, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
( ) Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
( ) Exclusividade de direitos no acesso ao atendimento, levando-se em conta status, crenças e preconceitos, garantindo a discrepância às populações urbanas e rurais.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, sobre a segurança de acolhida, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É uma das seguranças primordiais da política de assistência social.
( ) A conquista da autonomia na provisão dessas necessidades básicas é a orientação desta segurança da assistência social.
( ) Ela não opera com a provisão de necessidades humanas como direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.
Sobre a proteção social básica, conforme a Resolução CNAS nº 145/2004 − Política Nacional de Assistência Social, é considerado serviço de proteção básica de assistência social:
Para os municípios, o que é necessário para ter direito a receber recursos vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS)?
O reconhecimento da importância da família no contexto da vida social, que a traduz como núcleo central e fundamental para o planejamento das políticas públicas sociais, diz respeito a: