Filtrar


Questões por página:
O Ministério da Saúde, em sua PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com esta portaria, analise os itens que seguem:
I - A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica - AB e Atenção Primária à Saúde - APS, nas atuais concepções, como termos distintos, de forma a não haver associação entre estas, nos princípios e as diretrizes definidas no documento. II – A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Redes de Atenção à Saúde, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede. III - A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
De acordo com a publicação – Política Nacional de Atenção Básica PNAB (2012) – Ministério da Saúde, são atribuições do ACS, EXCETO:
Considerando as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, julgue as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
Atualmente é recomendado para o rastreio de câncer na população adulta em geral:
Um paciente de 60 anos queixa-se de emagrecimento, com perda 15 kg em 3 meses. O IMC atual está em 19 kg/m² e há sinais no exame físico de perda de massa muscular. Não há outros sintomas, e o exame físico é normal, exceto pela perda ponderal. O paciente não faz uso de medicações regulares. Sobre este cenário, marque a afirmativa VERDADEIRA: