Filtrar


Questões por página:
Em 29 de outubro de 1945, os generais que apoiaram Getúlio Vargas a promover o golpe de Estado de 1937, que inaugurou a Ditadura do Estado Novo, derrubaram-no. Um mês após sua queda, o ditador decaído defendeu a candidatura do general Eurico Gaspar Dutra que, graças ao apoio de Vargas, saiu vitorioso.


Imagem associada para resolução da questão

Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra no Parque da Gávea em 1940. Foto: acervo do CPDOC/FGV

Caracterizou esse contexto histórico que assinalou o retorno à democracia no Brasil a:
“Por isso mesmo, o ‘coronelismo’ é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece a base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.”

(LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Cia das Letras,2012, p.23.)


Como características e práticas do fenômeno do Coronelismo, que predominou durante a República Oligárquica no Brasil, pode-se destacar:

Essa reportagem retrata um pouco o curto e conturbado governo do Presidente da República brasileira Jânio da Silva Quadros. Eleito com o apoio, especialmente, das classes médias e do empresariado, mas também de setores populares, colocou em prática um estilo próprio de governar, de forma muito caricata.

HÁ 50 ANOS – O GLOBO
O GLOBO NOTICIAVA EM 10 DE FEVEREIRO DE 1961

O delegado Lafaiete Stockler, da Delegacia de Costumes e diversões, disse a O Globo que o policiamento durante o Carnaval será intensificado e que não será permitido, de forma alguma, o uso de fantasias consideradas amorais, indecorosas, tais como biquínis e estilizações deturpadoras. O uso de lançaperfume e bebidas alcoólicas não será permitido em bailes infantis. “Nos bailes para adultos, o lança-perfume foi permitido. No entanto, aqueles que o utilizarem para fins indevidos serão rigorosamente punidos”, esclareceu.
Fonte: O Globo, em 10/02/2011

Historiadores e cientistas políticos, após intensas pesquisas e debates, definiram o estilo do governo Jânio Quadros como sendo:
“E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate.”

Fragmento da Carta-Testamento de Getúlio Vargas. Fonte: CPDOC-FGV.

Ao suicidar-se no dia 24 de agosto de 1954, Vargas buscou nesse documento, escrito em despedida ao povo brasileiro no seu melhor estilo populista, deixar subentendido que:
O presidente Deodoro da Fonseca, em meio à crise política, mandou fechar o Congresso e decretar o Estado de Sítio. De imediato, ocorreram inúmeras manifestações de insatisfação, com destaque para o levante da Marinha no Rio de Janeiro, sob a liderança do Almirante Custódio de Melo, conhecido como a Revolta da Armada.

O que melhor explica a enorme instabilidade política que marcou o início da República brasileira foi: