Filtrar


Questões por página:
No Brasil, nos últimos anos, tem-se dado destaque às reações conservadoras, pautadas, sobretudo, na defesa da família e no combate à ideologia de gênero. Biroli, nesse sentido, apresentou um panorama histórico acerca da participação política de mulheres, das lutas por direitos e do feminismo brasileiro.
Diante disso, a autora considera que a representação
O ano de 2020 foi marcado por um bombardeio de informações sobre o Coronavírus, sobre a imunidade, sobre doenças e saúde. Frases como: Use máscara e álcool em gel para se proteger e proteger aos outros. Como reforçar sua imunidade contra o coronavírus, ? Fique em casa! Entre outras, foram constantemente vinculadas nas mídias, redes sociais e falas cotidianas. Um universo de excesso de informação e de insegurança afligiu a população brasileira que, em casa, consumia as mensagens midiáticas de todas as redes.
Os referidos aspectos da vida social cotidiana podem ser analisados a partir da evolução da concepção de poder da sociedade disciplinar, para a concepção de poder da sociedade do:

Leia e analise a charge a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em:<http://mundo-de-ideias.blogspot.com/2010/07/mafalda-democracia.html> . Acesso em: 28 dez.2020.


Na charge ilustrada acima, a personagem Mafalda é acometida de um ataque de risos após ler o conceito de democracia apresentado em um dicionário.

A famosa charge da Mafalda elucida uma das principais análises de Norbert Bobbio ao evidenciar as transformações ocorridas na democracia na segunda metade do século XX, qual seja,

A perspectiva teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem formas de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma classe sobre outra.
Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como
“Na concepção do sociólogo Max Weber, o Estado só pode existir quando os seres humanos se submetem à autoridade de um grupo dominante. Nesse sentido, quando essa instituição se constitui, estabelece-se uma relação de “dominação do homem sobre o homem”, um “monopólio da violência legítima”. (ARAÚJO et al.,2015)
Sobre as interpretações sociológicas a respeito da natureza do Estado, assinale a alternativa que apresenta uma concepção próxima da interpretação de Max Weber.