Filtrar


Questões por página:
Como se não bastassem as carnificinas mundo afora, a chamada “comunidade internacional" se prepara para uma nova guerra fria. Desta feita representada pelos líderes de 28 países da Otan, aliança militar ocidental, presentes em uma reunião de dois dias no País de Gales no início de setembro de 2014.

(Carta Capital, Ano XX, No 116, 10.set.2014. p. 68. Adaptado)

O motivo da reunião da Otan foi

Dilma sanciona sem vetos 'Lei dos Caminhoneiros'

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a nova “Lei dos Caminhoneiros", em uma tentativa de encerrar a greve da categoria que tem bloquea­do estradas em todo país há quase duas semanas. Segundo o Palácio do Planalto, a sanção da lei sem vetos, que será publicada no Diário Oficial da União na terça­-feira (3 de março), era um dos compromissos firmados pelo governo federal com os grevistas para que a mobilização terminasse.

(UOL, 2 mar.15. Disponível em: < http://goo.gl/fOOs0m>. Adaptado)

Entre outros pontos, a lei assegura

Visualizar Questão Comentada

O promotor Gerardo Pollicita solicitou nesta sexta­­-feira (13 de fevereiro) a acusação da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a partir da denún­cia apresentada pelo já falecido Alberto Nisman. O promotor pede também ao juiz encarregado da causa que o chanceler argentino e vários dirigentes governistas também sejam acusados e indiciados. O promotor se baseia nas acusações realizadas pelo falecido promotor Alberto Nisman no processo apre­sentado quatro dias antes de ser encontrado morto, em 18 de janeiro. (Época Negócios, 13 fev.15.

Disponível em: http://goo.gl/VL5m42. Adaptado

De acordo com a acusação, Cristina Kirchner teria

Visualizar Questão Comentada

Líderes disseram neste domingo (15 de fevereiro) que acreditam que o cessar­ fogo na Ucrânia está sendo “geralmente" obedecido. No entanto, os líderes que ajudaram a fechar o acordo para a trégua afir­maram que “incidentes locais" devem ser “resolvidos rapidamente". A declaração afirma que os quatro paí­ses que negociaram o cessar ­fogo na semana pas­sada voltaram a negociar neste domingo.

(G1, 15 fev.15. Disponível em: < http://goo.gl/iOP51h>. Adaptado)

Além da Ucrânia, os três outros países que negociaram o cessar­ fogo são

Visualizar Questão Comentada
No mundo atual existem regiões que vivem em intensos conflitos que são oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais entre outros.

A respeito desses conflitos, leia as afirmativas abaixo:

I - No continente europeu um dos motivos de conflitos é a questão do povo basco. Distribuído entre os territórios da Espanha e da França, essa etnia luta pela sua autonomia política há muitos anos.

II - Na África o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido durante o processo de colonização quando os países europeus definiram a divisão do espaço africano, para que fosse administrado e explorado sem levar em conta as disparidades étnicas existentes no continente.

III - Na Ásia um dos grandes conflitos está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.

IV - No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas.

V - Na América do Sul, a Venezuela é um local de muita instabilidade, pois neste país existe um movimento de guerrilheiros denominado FARC e o Exército de Libertação Nacional, ambas com forte ligação com a produção de cocaína e com o narcotráfico. Esses grupos atuam exercendo influência de um estado paralelo, cometem assassinatos, atentados e sequestros.

Assinale a alternativa correta: