Filtrar


Questões por página:

Na América Latina, México, Argentina e Uruguai já aceitam o casamento gay. Mas é na Europa Ocidental que os direitos dos homossexuais estão mais consolidados. Na Holanda, o direito existe desde 2000.

CHADE, Jamil. Brasil é 15º país a adotar medida; Holanda foi 1º. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 maio 2013.
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-e-15-pais-a-adotar-medida-holanda-foi-1-,1031856,0.htm.
Acesso em: 16 maio 2013.

Em 2013, o país da Europa Ocidental que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em meio a diversas manifestações públicas contrárias à medida, foi a

Se uma tragédia social e política, entre tantas que se multiplicaram pelo planeta, tem o poder de explicitar, por si só, a crise civilizatória que hoje ameaça a humanidade em seu conjunto, seguramente a saga dos refugiados é uma forte candidata ao posto. Segundo a ONU, em 2014, eles somavam cerca de 50 milhões, entre “internos" [...] e “externos". [...] Mesmo um olhar rápido apenas sobre os conflitos mais recentes detecta um quadro aterrador [...].

ARBEX Jr, J. Refugiados são o retrato do capital. Revista Caros Amigos, São Paulo: Caros Amigos Ltda, ano XIX, n.219, jun.2015, p.10.

Para a situação apresentada no texto acima, alguns países têm, na principal causa, uma associação com:

I - fatores de ordem étnica ou religiosa;

II - conflito entre o narcotráfico e o exército ou tropas paramilitares;

III - extrema pobreza agravada por desastres naturais.

Os seguintes países exemplificam, respectivamente, as condições retratadas em I, II e III:

Visualizar Questão Comentada
Sete em cada dez pessoas no Brasil dizem não confiar na polícia. É o que mostra uma pesquisa feita pela Faculdade de Direito da FGV em São Paulo [...].
 
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366991-so-30-dos-brasileiros-confia-no-trabalho-da-policia-diz-pesquisa.shtml>. Acesso em: 01 dez.2013.
 
Os recentes acontecimentos em São Paulo, onde um coronel da PM foi agredido [...] geraram uma disposição de retaliação por parte da PM que trará graves consequências para a segurança pública e para a democracia. [...] precisamos encontrar outras formas de enfrentar a revolta social. Revidar violência com violência nos leva a estado de guerra que não interessa à sociedade, só faz militarizar a questão social, e suas principais vítimas são a democracia e a Constituição.
 
BAVA, Silvio Caccia. As vítimas da repressão. Le Monde Diplomatique/Brasil, Ano 7, n.76, nov.2013, p.3.
 
Para contribuir com a solução da Segurança Pública, há um Projeto de Emenda Constitucional – a PEC 51. Segundo muitos estudiosos, esse projeto encaminha, dentre outros fatores, uma melhor formação do policial nos aspectos preventivo, ostensivo e investigativo.
 
Um outro encaminhamento desse projeto (PEC 51) é a(o)
Eleições são para a democracia como o oxigênio para a vida. Sem elas, não se pode dizer que o regime democrático existe, e no Brasil temos razões de sobra para celebrar a conquista das eleições diretas.
A participação dos brasileiros baseada na crença de que o voto permite influir na definição de políticas públicas cresceu, e os cidadãos estão hoje mais mobilizados para exercer a sua cidadania política do que no início da democratização, embora mais críticos e mais severos no julgamento do desempenho de governos e instituições de representação. [...]
Nas últimas décadas, o Brasil superou impasses estruturais importantes, redefiniu os rumos de sua economia e adotou políticas sociais inovadoras, mas a sua democracia convive com um paradoxo: a adesão ao regime aumentou, mas os índices de desconfiança de instituições são muito altos, [...].
 
MOISÉS, José Álvaro. Eleições fundamentais. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/01/14048...leicoesfundamentais.shtml>. Acesso em: 30 jan.2014.
 
Considerando-se a crítica ao funcionamento do Parlamento e dos partidos políticos, o autor do texto acima sinaliza para o fato de que o que está em questão é o(a)

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesta%C3%A7%C3% B5es_no_Brasil_em_2013>. Acesso em: 30 nov.2013.

Como o cartaz da foto acima, muitos outros estiveram presentes nas manifestações, por todo Brasil, no ano de 2013. Um dos cartazes propunha “Não à PEC 37", Proposta de Emenda Constitucional nº 37 que tramitava no Congresso para restringir as ações de investigação do Ministério Público. Tal pressão foi bem sucedida porque a Câmara dos Deputados a rejeitou.

Um argumento favorável à PEC 37 era de que quem acusa – no caso, o Ministério Público – não deve ter o poder de investigar devido ao perigo de haver contaminações nas ações.

Os opositores à PEC 37 consideravam que sua aprovação significava, por exemplo, uma maneira de