Filtrar


Questões por página:
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Urgência e emergência - SAMU 192, Sala de Estabilização, UPA 24h e Pronto Socorro; os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), as Comunidades Terapêuticas, as Unidades de Acolhimento (UAs), Enfermaria Especializada em Hospital Geral, Ambulatórios Multiprofissionais de Saúde Mental, Comunidades Terapêuticas e Hospital Dia formam a Rede de:
A partir de 2003, o Ministério da Saúde formulou uma Política Nacional Específica para Álcool e Drogas, segundo a Lei nº 10.216/01, marco legal da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Além dos Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPSad), pode-se citar como outra importante estratégia de tratamento:
Em relação à implantação da Rede de Atenção à Saúde, em sua articulação com os programas socioeducativos, temos o(a):

I. Atendimento às necessidades e às expectativas das pessoas. II. Aumento da utilização de serviços e exames III. Melhoria do custo da efetividade dos serviços de saúde. IV. Produção de uma oferta desbalanceada de atenção geral e especializada. V. Aumento da satisfação dos usuários e do autocuidado.

Sobre tais afirmações, podemos dizer que
Em relação aos princípios que orientam a Política em Saúde Mental, em desenvolvimento desde o final dos anos 1980, e considerando o processo de melhorias e retrocessos alcançado, analise as informações abaixo:

I. Institui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivos que buscam operar o cuidado em saúde mental orientado a partir de uma ética antimanicomial transversalizada pelos Direitos Humanos.

II. Insere práticas de cuidado que buscam um deslocamento de um processo de medicalização social para a incorporação de outras formas de promoção da saúde mental, por exemplo, com a valorização das artes, da música, da cultura.

III. Contrapõe-se à prática da violência e do saber-poder científico circunscrito no controle do corpo e da experiência desviante, mostrando a instituição asilar, isto é, os manicômios como espaços primordiais de operação desse poder.

IV. Promove uma política nacional na qual um novo modelo é capilarizado em termos de política pública, a partir de uma ação estatal que reorienta uma prática de atenção psicossocial e territorial, em oposição ao modelo asilar.


Sobre estas, estão CORRETAS
Em relação à intersetorialidade, é INCORRETO defini-la como