Filtrar


Questões por página:
Ao apresentar a Teoria Pedagógica Crítico-Libertadora da Educação Física Escolar, Bossle (2023) aponta o caminho por uma razão inspirada no processo de humanização do “ser mais” freireano. Assim sendo, tal caminho segue por uma racionalidade orientada, segundo o autor, por uma:
O processo de avaliação, longe de se considerar um instrumento de pressão e castigo, deve buscar tornar-se significativa para todos, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, considerando os conhecimentos prévios e a construção do conhecimento pelo educando.
Concernente a esta concepção de avaliação e considerando as diretrizes do processo de avaliação contido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB,9394/96) analise as afirmativas:

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, e no caso da educação infantil, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
III. O processo de avaliação com determinação primordial a determinar em que medida os objetivos foram alcançados, a partir de parâmetros quantitativos e os conteúdos reproduzidos pelos alunos.

Estão corretas as afirmativas:
O professor Luis está organizando-se para dar uma aula de Basquetebol para uma turma de crianças do quarto ano do ensino fundamental, anos iniciais, de ambos os sexos, e ainda não iniciadas na prática deste esporte. O material que o professor tem à sua disposição é considerado satisfatório e o número de alunos é em torno de 20. Tendo em vista estas condições, o procedimento metodológico mais adequado, tendo em vista uma aula desenvolvida sob a premissa da concepção global-funcional de ensino, assinale a alternativa correta.
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Assinale a alternativa cujos pressupostos estão de acordo com esta concepção de Educação Física.
As políticas públicas de educação incluem em sua legislação que nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Com relação às possibilidades de contribuição da Educação Física a esta orientação ao currículo, analise as afirmativas:

I. A Educação Física, ao contextualizar as práticas da cultura corporal de afro-brasileira e indígena, contribui com as políticas afirmativas, identitárias e de reparação à estas etnias.
II. A tematização da Capoeira e do jogo de Peteca nas aulas de Educação Física são exemplos de prática de contribuem com a construção de um currículo multicultural.
III. Deve-se ter reservas a esta indicação, pois ela é muito recente, sendo decorrente do movimento “Vidas Negras Importam” movimento originário nos Estados Unidos e, portanto se tratando de uma apropriação cultural.

Estão corretas as afirmativas: