Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a promulgação da Constituição de 1988 estabeleceu que o sistema de seguridade social de nosso país fosse assentado em um tripé, formado pelas políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social. No campo da Assistência Social, foi construído o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2003.
O SUAS é organizado em três níveis de proteção social: básica e especial de média e alta complexidades. A proteção social básica atua em regiões com altos índices de vulnerabilidade social e congrega programas e serviços voltados para a prevenção de violação de direitos e promoção social dos usuários, famílias e comunidades. A proteção social especial de média complexidade reúne serviços e programas destinados às pessoas que já tiveram seus direitos violados. Nos três níveis, o SUAS determina a presença de psicólogos(as) nas equipes mínimas dos equipamentos, sendo necessário compreender sua estrutura e norma de funcionamento.
Os três princípios norteadores do SUAS, a partir da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB-SUAS, Resolução nº 33, de 2012, são:
O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS. Em um município hipotético, o CRAS deve lidar com uma alta incidência de violência doméstica. Qual das seguintes ações é a mais adequada para o CRAS implementar para enfrentar essa situação?
A atuação do profissional de psicologia integrando as equipes que atuam na assistência social é hoje uma realidade tanto na proteção básica quanto na proteção especial. Considerando a proteção integral que deve ser garantida a crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos, é correto afirmar, em relação às atribuições do psicólogo, que
mostrar texto associado
Sob a ótica psicossocial, as famílias são assistidas pelo Estado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é uma unidade de serviços públicos localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. No CRAS, a única proposta de atendimento familiar é de orientação, quando a demanda apresentada e o tempo permitirem ou se beneficiarem dessa intervenção – ou seja, essa técnica é utilizada quando há a necessidade de orientação pontual e focal para a resolução de um conflito específico ou de encaminhamento.
A aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) abriram caminho para a inserção da psicologia na assistência social. O SUAS se divide em dois níveis de proteção, a Proteção Social Básica (PSB) e a e a Proteção Social Especial (PSE).

Sobre o trabalho social com famílias desenvolvido no âmbito dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), é correto afirmar que: