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Considere as propostas de alteração de sinais de pontuação no texto:
I. Eliminação das vírgulas que delimitam John Kerry, na Iinha16.
II. Eliminação dos travessões da linha 21.
III. Substituição da vírgula da linha 22 e da primeira vírgula da linha 23 por sinais de ponto-e-vírgula.
Quais propostas são corretas gramaticalmente e não afetam significativamente o sentido original do texto?
Considere as seguintes propostas de alteração de ordem de segmentos do texto (com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e de pontuação onde necessário):
I. Deslocamento de segundo hábito antigo (I.02), entre vírgulas, para imediamente depois de Não tendo conseguido (1.01).
II. Deslocamento de Bebendo aqui, bebendo ali, (1.12), precedido de vírgula, para imediatamente depois de acabei presa de grande excitação (1.12).
III. Deslocamento de desmesuradamente (I.26), entre vírgulas, para imediatamente depois de em mim (I.26).
Quais conservam o sentido do trecho original no texto?
I. As expressões boutade (I.02), ad aeternum (I.13) e ad nauseam (I.13 e 14) foram grifadas (por meio de itálico) porque são estrangeirismos.
II. A frase como foram possíveis um e outro? (I.04 e 05) é precedida de dois pontos porque Wisnik está reportando em discurso direto uma pergunta de outra pessoa.
III. O vocábulo mal (I.09) é grafado com -l, e não com -u, porque se trata de um adjetivo que modifica o substantivo país (I.09).
IV. Ao marcar os adjetivos alta e baixa (I.10) com aspas, Wisnik quer ironizar a distinção sem matizes que se estabelece entre manifestações de alta e de baixa cultura.
Quais estão corretas?