Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o trecho: “Na volta, eu me perdia e não sabia onde os havia colocado. Entretanto, na busca pelos achados de antes, eu me distraía no encantamento por outro. Assim, tudo era envolvente e poético naquele mundo de objetos pequeninos.” (Linhas 8-10)
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfossintática e semântica do referido trecho.
I. A posição proclítica de “os”, no primeiro período, é obrigatória tendo em vista a presença da palavra atrativa “onde”.
II. A conjunção “entretanto” foi usada com valor semântico de conclusão e poderia ser substituída por “portanto”.
III. As vírgulas que intercalam a expressão “na busca pelos achados de antes” são obrigatórias de acordo com a norma.
IV. Na construção “eu me distraía”, o pronome “me” insere uma ideia de reflexividade e indica que o verbo “distraia” é pronominal.
V. Os verbos principais do trecho foram empregados no tempo pretérito imperfeito do modo indicativo.
Estão CORRETAS as alternativas
Um professor explicava para seus alunos as normas para o uso correto da vírgula. Assinale a alternativa que contradiz a explicação do professor.
mostrar texto associado
Isso não significa, necessariamente, que os riscos sejam idênticos em seres humanos.
Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
mostrar texto associado
Tem-se falado muito sobre transformação digital, algoritmo, metaverso, mas nos deparamos com questões voltadas para pessoas que não estão sendo observadas como deveriam.” (1º§) Assinale, a seguir, as justificativas que correspondem ao emprego das vírgulas no trecho destacado.
1. ( ) Realce de hipérbato. 2. ( ) Separação de anacoluto. 3. ( ) Separação de termos coordenados na frase. 4. ( ) Separação de conjunção coordenativa antecedendo-a.
São correspondentes apenas o que se afirma em

TODA ALEGRIA CANSADA MERECE UMA BÊNÇÃO


[...]

A maioria das pessoas leva um pedaço de casa nas costas: tudo aquilo que é necessário e que inclui objetos diários da vida prática, que limpam, alimentam o corpo, descarregam males da alma, preservam a saúde, pedaços de orações, minúcias rasuradas da Bíblia, escova de dente, comida-rápida: que as lembre do quão distante de casa estão e como será impossível voltar lá a qualquer momento. E as suas inflexões carregadas, dobradas, chiadas, esparsas e perversas, desafiam minha determinação. As pessoas carregam uma segunda-feira irremediável a tiracolo. Algumas se arrastam, poucas parecem querer parar. O amor tem pressa, mas não chega a lugar algum.

[...]


(Raimundo Neto. Caçuá, coletânea de contos piauienses. Teresina: Fundapi,2020. p.183)



Após a leitura e análise do texto, podemos AFIRMAR que: