Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Mantendo-se a correção gramatical, o trecho “e isso o deixava muito atrapalhado” (l.16-17) poderia, antecedido por vírgula, ser assim reescrito: o que o deixava muito atrapalhado.
mostrar texto associado
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No texto, os termos “no máximo” (l.8-9) e “sem aviso” (l.12) estão isolados por vírgulas porque ambos exercem função adverbial nas orações a que pertencem e foram deslocados de suas posições originais, ou seja, não estão em ordem direta.
mostrar texto associado
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 2, o sinal de dois-pontos foi empregado em virtude da extensão do período e da apresentação de uma ideia pleonástica com isolamento sintático e semântico.
mostrar texto associado
Julgue o próximo item, relativo às ideias e às estruturas linguísticas do texto II.

O segmento “na maioria das vezes” (L.1 e 2) está entre vírgulas porque constitui expressão de natureza explicativa.
mostrar texto associado
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto I, julgue o item que se segue.

No trecho entre parênteses no início do primeiro parágrafo, as vírgulas foram empregadas para isolar elementos de mesma função sintática em uma enumeração.