Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere a possibilidade de substituição das seguintes marcas de pontuação por ponto-final.

I - Dois-pontos na linha 05
II - Ponto-e-vírgula na linha 14
III - Segunda vírgula na linha 30

Desconsiderando questies de emprego de letra maiúscula, quais das substituições poderiam ser feitas sem acarretar erro de pontuação?

mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de reformulação da pontuação do texto.

I - suprimir a vírgula que segue o vocábulo (L. 21)

II - substituir o ponto depois de por exemplo (L. 25) por ponto-e-vírgula, com o devido ajuste no emprego de letras maiúsculas e minúsculas.

III - inserir uma vírgula depois de divulgue (L. 37)

IV - substituir os dois pontos que seguem o vocábulo sim (L. 51) por uma vírgula antes e uma depois desse vocábulo

Quais propostas conservam o sentido original e estão corretas do ponto de vista da norma gramatical?
mostrar texto associado
Assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso) no que se refere à pontuação do texto.

( ) Os dois pontos empregados depois da palavra concluiu (l. 13) servem para introduzir discurso direto.
( ) As aspas empregadas na expressão “brincar de Deus” (l. 28) têm a mesma função das empregadas na frase que se inicia com o segmento Os desenvolvimentos (l. 15) e termina com por enquanto (l. 18).
( ) A frase iniciada pela palavra Mas (l. 34) poderia ser unida à frase anterior, substituindo-se o ponto que a antecede por uma vírgula, com o devido ajuste de aspas e de letras maiúsculas e minúsculas.

A seqüência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de reformulação da pontuação do texto.

I - Substituir os dois pontos que seguem o vocábulo Exemplifiquei (l. 12) por uma vírgula.
II - Suprimir a vírgula que segue Infelizmente (l. 25).
III - Suprimir a vírgula que segue “atletas de final de semana” (l. 34-35).
IV - Substituir a vírgula que segue o vocábulo sempre (l. 42) por ponto-e-vírgula.

Quais propostas conservam o sentido original e estão corretas do ponto de vista da norma gramatical?
mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de reescrita do trecho Então eu perguntei: “Você respeitava a regra dos 5%?” E ele me respondeu com outra pergunta: “Que regra é essa?” (l. 05-07).

I - Então eu perguntei se ele respeitava a regra dos 5%. Ele me respondeu com outra pergunta. Indagou-me acerca de que regra seria essa.
II - Então eu lhe perguntei se ele respeitava a regra dos 5%, e ele respondeu com outra pergunta: “De que regra se trata?”
III - Então eu lhe perguntei se ele respeitava a regra dos 5%, e ele retrucou questionando essa regra.

Quais propostas conservam o sentido original e estão corretas do ponto de vista da norma gramatical?