Questões de Concurso
Filtrar
87 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 18
Questões por página:
Segundo o Censo 2010, a região segue sendo a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas, ou seja, 42,1% da população brasileira. Entre os cinco estados mais populosos do Brasil, três pertencem a esta região.
(Adaptado http;//www, tbge.gov br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766)
O texto refere-se ã região

A projeção de idade da população brasileira indica mudanças demográficas que, por certo, terão importantes implicações Quanto a essas mudanças e implicações, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. O crescimento do número de jovens nas próximas décadas será constante.
II. O aumento da expectativa de vida deverá aumentar a parcela de idosos na população.
III. Os encargos relativos à aposentadoria e às pensões deverão onerar, ainda mais, os cofres da Previdência Social.
IV. A soma de bens e serviços, ou seja, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá ser mantido no nível atual, para sustentar os investimentos necessários.
V. Os serviços de saúde e de assistência social terão menos encargos, graças aos avanços verificados na medicina.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
A estrutura etária da população brasileira tem passado por transformações profundas, sobretudo a partir da década de 1980, como se pode observar nos gráficos a seguir:
Um dos fenômenos resultantes das alterações acima ilustradas é o chamado bônus demográfico, período no qual se observa a diminuição substancial do peso da população considerada inativa sobre a população potencialmente ativa, ou disponível para as atividades produtivas. No caso brasileiro, o bônus demográfico, que deve ocorrer ao longo das primeiras décadas do século XXI, está associado:
A tabela abaixo apresenta a população residente autodeclarada indígena e sua variação relativa, segundo as grandes regiões brasileiras, de acordo com os Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010:
Na década 1991/2000, o Censo registrou um aumento expressivo, de cerca de 150%, da população autodeclarada indígena. No período seguinte, entre 2000 e 2010, houve uma retração desse contingente nas regiões Sudeste e Sul, mas as demais regiões continuaram a apresentar acréscimos.
Para muitos estudiosos, o crescimento da população autodeclarada indígena registrado nas últimas décadas se deve, em grande medida, ao fenômeno da etnogênese, que consiste:
O mapa abaixo mostra a dispersão das cidades de porte médio no Brasil, em 2010.
Fonte: STAMM, C. et al. “A população urbana e a difusão das cidades de porte médio no Brasil”. Interações, Campo Grande, 14 (2), 2013, p.251- 265.
De acordo com a classificação adotada para a elaboração do mapa acima, as cidades de porte médio correspondem às sedes dos municípios cuja população urbana se situa entre 100 mil a 500 mil habitantes.
Um dos fenômenos indutores da difusão de cidades de porte médio no Brasil a partir da década de 1970 foi: