Filtrar


Questões por página:
No PostgreSQL, quando um objeto do banco de dados é criado, é atribuído um dono ao mesmo. O dono é o usuário que executou o comando de criação. Para mudar o dono de uma tabela, índice, sequência ou visão deve ser utilizado o comando
mostrar texto associado

Para mudar o nome da tabela funcionario para empregado no PostgreSQL, utiliza-se a instrução:

É possível fazer backup no PostgreSQL, versão 9.x, acessando o executável pg_dump através do prompt de comando, seguindo os passos:


1. Localizar a pasta bin de instalação do PostgreSQL (c:\Arquivos de Programas\PostgreSQL\9.x\bin). Dentro dela está localizado o executável pg_dump.exe, utilizado para fazer a exportação (dump).


2. Digite o comando:

O bloqueio em nível de linha ou registro, no PostgreSQL versão 11.x, é obtido automaticamente quando a linha é atualizada ou excluída. Os bloqueios em nível de linha não afetam a consulta aos dados, já que bloqueiam apenas gravações na mesma linha.


Para ‘forçar’ um bloqueio de linha em um comando SELECT, deve-se usar:

Todo processo de atualização aguda, que envolva tipos de dados de tamanho variável, tais como CHAR ou VARCHAR, com muita inclusão e exclusão de registros, acaba produzindo muita fragmentação do espaço em disco. Para contornar o problema, o SGBD PostgreSQL, em sua versão 8.2, recomenda executar com frequência, sobre as tabelas muito atualizadas, o seguinte comando: