Filtrar


Questões por página:

Sobre o emprego do laser de baixa intensidade em endodontia, considere as seguintes assertivas e, seguir, marque a alternativa CORRETA.

I. A utilização do laser de baixa intensidade pode prevenir a pericementite pós-operatória causada por instrumentação além do canal radicular.

II. A terapia a laser de baixa intensidade possui efeito bioestimulante sobre as células da região periapical.

III. A densidade energética do laser de baixa intensidade deverá ser a mesma na maxila e na mandíbula para reduzir a dor provocada pela hiperemia pulpar.

IV. Em casos de pulpites dolorosas, a aplicação do laser como auxiliar de anestesia deve ocorrer exclusivamente na região do ápice do dente afetado.

A obliteração do canal radicular pós-traumática (OCR) se deve a falhas na regulação neurológica da atividade secretora dos odontoblastos, durante a revascularização e a reinervação que se seguem a uma lesão traumática dentária. Com relação à OCR, é INCORRETO afirmar que:
A maioria das técnicas de reintervenção endodôntica indica o uso de solventes como substâncias auxiliares durante a desobstrução dos canais radiculares. Sobre os solventes para materiais obturadores endodônticos, marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA sobre os instrumentos endodônticos:
Um dos principais desafios da endodontia é alcançar, por meio da instrumentação, a limpeza e a modelagem do canal curvo, sem alterar a sua anatomia. O uso de instrumentos de níquel-titânio, aliado a novas técnicas e soluções irrigadoras, concorre para que esse desafio seja superado. Sobre o preparo mecânico-químico do sistema de canais radiculares, é CORRETO afirmar que: