Filtrar


Questões por página:
Após a leitura do texto abaixo, avalie as proposições com (V) para verdadeiras e (F) para falsas
Furtos e rapinas

As palavras perdem o seu sentido, enquanto perdem sua cor o mar e o céu azul, que haviam sido pintados pela gentileza das algas que jorraram oxigênio durante três bilhões de anos. E a noite perde suas estrelas. Já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo: Não nos deixam ver as estrelas. Assinado: As pessoas. E no firmamento apareceram muitas placas que clamam: Não nos deixam ver as pessoas. Assinado: As estrelas.
(GALEANO, Eduardo. Bocas do tempo. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET,2011)
( ) O texto inicia com a apresentação de fatos que ocorrem simultaneamente: perda de sentido das palavras, de cor do mar e do céu, e das estrelas da noite, para evidenciar prejuízos nos planos da humanidade e da natureza.
( ) Em “enquanto perdem sua cor o mar verde e o céu azul”, ocorre, do ponto de vista gramatical, uma inversão na ordem dos termos da oração, em que o sujeito simples vem posposto ao verbo.
( ) No plano global, o texto se sustenta, em um paralelo, pois não só no início, mas no corpo do texto, o autor destaca fatos simultâneos, tanto que a menção aos protestos poderia assim ser parafraseada: já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo, assinadas pelas pessoas, enquanto apareceram muitas outras no firmamento, assinadas pelas estrelas.
( ) Há um consenso de que a linguagem é essencialmente argumentativa, porém, por se tratar de uma crônica, em que se evidencia a função emotiva, essa força argumentativa ou a função apelativa se esvai, de modo que a denúncia contra a destruição da natureza melhor se adequa a outro gênero textual.
A sequência CORRETA de preenchimento é:


mostrar texto associado
As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto.
mostrar texto associado
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as classes gramaticais aos seus respectivos exemplos, com base em palavras retiradas do texto.

Coluna 1
1. Adjetivo. 2. Advérbio. 3. Preposição. 4. Pronome.
Coluna 2
( ) “você” (l.02). ( ) “a” (l.06). ( ) “mirins” (l.16). ( ) “não” (l.20).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
mostrar texto associado
As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto
mostrar texto associado
No trecho “(...) duas das minhas esposas foram embora porque não pude dar a elas as coisas mais essenciais, como alimentação, educação ou roupas” (4º parágrafo), a palavra destacada é um exemplo de: