Filtrar


Questões por página:
A epistemologia genética denomina o período de desenvolvimento no qual a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, entre outros, abstraindo dados da realidade. Esse período é denominado
Durante o processo para a aprendizagem deve-se verificar as inteligências mais marcantes em cada estudante, explorá-las para resolver as situações desafiadoras. Essa ideia sobre o desenvolvimento humano é parte da teoria ___________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.

Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.

“Todos os ambientes devem ser desenhados de forma a promover a socialização e a integração entre indivíduos com diferentes condições físicas, mentais e sensoriais, de modo a não segregar ou excluir as pessoas”.

Adaptado de DISCHINGER, Marta (et al.). Desenho universal nas escolas: acessibilidade. SME, Florianópolis: Prelo,2004. pág.157.


Assinale a opção que identifica corretamente os direitos promovidos por uma arquitetura acessível no trecho citado.

Segundo Abreu (2009), atualmente, o método ativo tem sido amplamente divulgado em universidades estrangeiras e vem construindo diferenciais em instituições brasileiras que inseriram esse referencial em sua organização metodológica. Cabe destacar que sua essência não se constitui em algo novo, pois, ainda, segundo Abreu (2009), o primeiro indício dos métodos ativos encontra-se na obra “Emílio” de Jean Jacques Rosseau (1712-1778), tido como o primeiro tratado sobre filosofia e educação do mundo ocidental e na qual a experiência assume destaque em detrimento da teoria. São considerados princípios do método ativo, EXCETO: