Filtrar


Questões por página:
No que se refere à etiologia e à prevenção da doença cárie em crianças, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A utilização de cremes dentais fluoretados não é indicada para crianças.
II – O principal agente etiológico da doença são os lactobacilos.
III – A infecção primária ocorre por meio de transmissão vertical e exógena.
A implementação de medidas preventivas pode ser fundamental para reduzir a prevalência da cárie dentária e de suas consequências. É considerada medida preventiva:
Os hábitos de higiene são todas as medidas, ações e práticas que adotamos com o intuito de evitar doenças e preservar a saúde. A visita ao dentista deve ser:
Sobre a cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. As lesões de cárie em estágio inicial podem ser confundidas com alguns tipos de defeitos de desenvolvimento do esmalte, com ou sem perda da estrutura dentária.
II. A lesão de mancha branca é uma alteração pré-irruptiva, associada à presença de biofilme dentário e/ou gengivite marginal. Em superfície vestibular, a lesão de mancha branca se apresenta em formato de meia lua e suas características variam em função da atividade da lesão.
III. Lesões ativas têm aspecto rugoso, opaco e se localizam próximo à margem gengival ou no fundo de cicatrículas e fissuras, quando em dentes posteriores. As lesões inativas se caracterizam pelo aspecto liso, brilhante e podem se localizar em regiões não retentivas para o biofilme.
Está correto o que afirma em
A filosofia aplicada à promoção de saúde propõe construir políticas públicas saudáveis. Assim, as ações de prevenção de doenças bucais devem atender às necessidades de acordo com o fator de risco. Com base nesse trecho citado, quais os fatores de risco para as doenças bucais?
I - Cuidado de higiene bucal. II - Consumo de açucares. III - Nível socioeconômico. IV - Nível educacional. V - Perfil comportamental.
Estão CORRETOS os fatores de risco apresentados em