Filtrar


Questões por página:
Qual a doença bucal mais presente no mundo?

Observe a figura a seguir.

Fonte: LIMA, José Eduardo de Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial, v.12, n.6,2007. (Adaptado).

 

 

De acordo com Ernest Newbrun (1983) a patogênese da doença cárie é resultante da interação crônica entre os seus fatores etiológicos determinantes. Neste contexto, a intersecção dos fatores etiológicos apresentados no diagrama que segue, resultará em

Os níveis de prevenção são divididos em prevenção primária, secundária e terciária. Além disso, eles se subdividem em cinco níveis, que envolvem ações empregadas para a prevenção, tratamento e reabilitação dos elementos dentais acometidos pela cárie.

As ações que envolvem o uso de produtos e substâncias fluoretadas (como água fluoretada, aplicação tópica de flúor) compreendem a ações de qual nível de prevenção à cárie:
Sobre a cárie dentária, leia as afirmativas abaixo.
I. No que diz respeito à cárie dentária, é importante entender que o período em que o biofilme está relativamente protegido provavelmente está entre o seu irrompimento até a mastigação funcional. II. Para o flúor modificar o desenvolvimento da cárie e a taxa de progressão da lesão, deve-se lembrar que toda a superfície do esmalte deve ser considerada como um equilíbrio dinâmico com os fluidos orais circundantes permanentes. III. Após uma semana de acúmulo de placa, não é percebida nenhuma mudança no esmalte no aspecto macroscópico nem no nível ultra estrutural. IV. Depois de 3 a 4 semanas de exposição com placa intacta, a superfície mais externa ainda não exibe mudanças clínicas, mas apresenta dissolução em nível microscópico.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
O valor do CPOD médio de uma população permite classificar a prevalência de cárie como muito baixa, baixa, média, alta ou muito alta. Desta forma, pode-se afirmar que uma população que apresenta valor de CPO-D médio de 4,4 apresenta uma prevalência de cárie