Filtrar
47 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
História
mostrar texto associado
No que concerne à região mencionada no texto anterior, julgue o item subsequente.
O Acordo Sykes-Picot, que dividiu o Oriente Médio em áreas de influência britânica e francesa, renegou as promessas de liberdade feitas aos árabes pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial.
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
História
Assinale a alternativa que traz os pontos CORRETOS sobre o Tratado de Versalhes (1919).
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
História
Analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, sobre a história do período entreguerras:
( ) A crise da bolsa de valores de Nova York e, por sua vez, a Depressão econômica de proporção Mundial colaboraram com a emergência do sistema soviético como uma alternativa ao capitalismo mundial. ( ) A partir das descobertas de novas tecnologias, oriundas da primeira Guerra Mundial, houve um crescimento acentuado das transações de mercado, permitindo aos EUA consolidar sua presença internacional de forma segura afastando-os do terremoto global da História Econômica. ( ) A Primeira Guerra Mundial arruinou materialmente o chamado velho mundo, principalmente a Europa. No entanto, a ruína econômica foi ampla e foi sentida do México à China, como também do Magreb à Indonésia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
( ) A crise da bolsa de valores de Nova York e, por sua vez, a Depressão econômica de proporção Mundial colaboraram com a emergência do sistema soviético como uma alternativa ao capitalismo mundial. ( ) A partir das descobertas de novas tecnologias, oriundas da primeira Guerra Mundial, houve um crescimento acentuado das transações de mercado, permitindo aos EUA consolidar sua presença internacional de forma segura afastando-os do terremoto global da História Econômica. ( ) A Primeira Guerra Mundial arruinou materialmente o chamado velho mundo, principalmente a Europa. No entanto, a ruína econômica foi ampla e foi sentida do México à China, como também do Magreb à Indonésia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
História
Considerando as diversas concepções das correntes historiográficas e os diversos tipos de documentos históricos, avalie as proposições a seguir:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
História
Considere: “O primeiro aspecto a ser discutido, para a compreensão essencial dos princípios norteadores do materialismo é a dialética.” (BARROS, José de Assunção. Teoria da História – os paradigmas revolucionários. RJ. Vozes.2011. p.36).
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em: