Filtrar


Questões por página:
Ao longo da história, diversas foram as concepções de educação e escola adotadas pelos estudiosos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A escola moderna deve ser capaz de criar sistemas de exclusão ou seleção entre os alunos.
(__)Jean Piaget afirma que educar é adaptar o indivíduo ao meio social e ambiente.
(__)A escola deve proporcionar condições iguais para que todos os alunos se desenvolvam como cidadãos em potencial.
(__)A teoria de Phillippe Perrenoud sobre a formação por competências é relevante, pois propõe que a escola deve fornecer ferramentas para um desenvolvimento humano e profissional satisfatório.

A sequência está correta em:
As teorias de aprendizagem influenciam diretamente as práticas pedagógicas, especialmente no ensino de línguas. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.

I.O cognitivismo considera que o conhecimento é construído a partir do pensamento, enquanto o behaviorismo o define como um comportamento resultante de estímulos externos.
II.As teorias de Piaget e Vygotsky, embora distintas, são complementares dentro do cognitivismo, enfatizando processos internos e sociais na aprendizagem.
III.A abordagem behaviorista é adequada para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo no ensino de línguas.

Está correto o que se afirma em:
O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiências e ideias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos. Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats. O texto acima resume uma Teoria da Educação, desenvolvida por:

Com base no currículo de educação infantil de Sergipe, julgue o item a seguir.


O currículo de Sergipe estabelece para a educação infantil o pressuposto segundo o qual a criança é um ser eminentemente social, reflexão na qual se insere a perspectiva histórico-cultural apontada por Vigotski, que propõe que diversos tipos de atividades sejam vividos pela criança de modo a possibilitar a assimilação de vasta experiência social.

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.


O conceito de zona de desenvolvimento próximo tem caráter determinista e de qualificação social, pois compreende que a criança desenvolve seu intelecto a partir da intelectualidade daqueles que a cercam e, assim, as atividades cognitivas básicas são determinadas pelo ambiente de nascimento, o que determina sua capacidade e qualidade de alfabetização.