Filtrar


Questões por página:

Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.


( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.


( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.

Luckesi (2011), quando trata do projeto político pedagógico, ressalta a necessidade de incluir a “Formação do sujeito-cidadão” (p.38). O autor define o termo: “Sujeito-cidadão é aquele que aprendeu a cuidar de si e a cuidar do outro, ambos seres com os mesmos direitos à vida, aos bens necessários para mantê-la, com os mesmos direitos a crenças, valores, e à expressão.” (p.41).

[LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1 ed. - São Paulo: Cortez, 2011.]

Assinale a alternativa incorreta em relação a reflexão proposta por Luckesi (2011).
Os estudos de Lev Vygotsky postulam uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento:
É o primeiro os estágios do desenvolvimento da criança descrito por Piaget:
As várias perspectivas cognitivas têm a sua origem na perspectiva estrutural cognitiva de: