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De acordo com os estudos de Nilma Lino Gomes (2007, p.18), “A educação de uma maneira geral é um processo constituinte da experiência humana, por isso se faz presente em toda e qualquer sociedade. A escolarização, em específico, é um dos recortes do processo educativo mais amplo. Durante toda a nossa vida realizamos aprendizagens de naturezas mais diferentes. Nesse processo, marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, no contexto das relações sociais, é que construímos nosso conhecimento, valores, representações e identidades.”
Com base nas pesquisas de Nilma Lino Gomes, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tanto o desenvolvimento biológico quanto o domínio das práticas culturais existentes no nosso meio são imprescindíveis para a realização do acontecer humano. Este último, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade.
( ) A diversidade é um componente exclusivo da dimensão cultural da humanidade. Ela se faz presente na produção de práticas, saberes, valores, linguagens, técnicas artísticas, científicas, representações do mundo e experiências de sociabilidade e de aprendizagem.
( ) Por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do processo de humanização, há uma tendência nas culturas, de um modo geral, de ressaltar como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. É o que chamamos de etnocentrismo. Esse fenômeno, quando exacerbado, pode se transformar em práticas xenófobas (aversão ou ódio ao estrangeiro) e em racismo (crença na existência da superioridade e inferioridade racial).
( ) A presença da diversidade no processo de formação humana sempre garante um trato positivo dessa diversidade para os sujeitos.
( ) Os diferentes contextos históricos, sociais e culturais, permeados por relações de poder e dominação, são acompanhados de uma maneira tensa e, por vezes, ambígua de lidar com o diverso. Nessa tensão, a diversidade pode ser tratada de maneira desigual e naturalizada.
Ao educador que atua com crianças é imprescindível apreender o significado da infância, o que exige a investigação das diferentes conceituações a ela atribuída em distintos movimentos e lugares da história humana.” Nesse contexto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na cultura grega, as crianças vivem sua primeira infância em família e são submetidas à autoridade do pai, seu tutor legal, que pode reconhecê-las ou abandoná-las. ( ) A alteração nos sentimentos e nas relações frente à infância, entre os séculos XVI e XVII, retirou a criança do anonimato e iniciou um período de conquista para a infância. ( ) A concepção de Infância, em Rousseau, tem como nuclear a família como base sob a qual a criança deve ser educada. ( ) A modernidade pôs em relevo o papel social da educação: a infância passa a ser interpretada a partir de um discurso religioso.
A sequência está correta em
Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética
Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.

1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx

( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Como processo de investigação das questões relacionadas à sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social, obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas de suas famílias. Contrapondo‐se a esta, uma segunda geração buscou o efeito das oportunidades escolares, através do desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela associados:

1. Primeira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

2. Segunda geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

3. Terceira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua organização curricular, é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.