Filtrar


Questões por página:
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “além do regime de urgência, que pode ser atribuído às proposições para seu andamento ganhar rapidez, existe nas duas Casas do Congresso Nacional mecanismo que assegura deliberação instantânea sobre matérias submetidas à sua apreciação”. Trata-se do regime informalmente denominado:
A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações oficiais Esse tipo de redação é utilizado na Administração Pública em todas as suas esferas: federal, estadual e municipal e é o meio pelo qual se procura estabelecer relações de serviço. Nesse tipo de redação, há sempre um único comunicador, que é o Poder Público, e o receptor dessas informações pode ser o próprio Poder Público ou a comunidade em geral.

Com base nessas informações, a alternativa que indica as características da Redação Ofícial é a
A ambiguidade ocorre quando um enunciado pode ser tomado em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Leia os enunciados abaixo e identifique os que apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção.
I- Beatriz estudou muito para o concurso, e sua irmã também. II- Mãe e filha grávida morrem em acidente em Brasília. III-  IV- Os sindicalistas obedeceram à decisão do juiz.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
mostrar texto associado
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o artigo é a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos em um texto normativo. Na elaboração dos artigos, deve ser seguida a regra básica de: