Filtrar


Questões por página:
No serviço social, é vedado
São atos vedados ao Assistente Social na prática profissional, EXCETO:

Dentro dos preceitos da ética profissional existem alguns deveres que o Assistente Social deverá praticar. Em relação a alguns destes deveres, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Desempenhar suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

( ) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

( ) Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios do Código de Ética Profissional, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo.


I. O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

II. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

III. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

IV. Constitui dever do(a) Assistente Social manter o sigilo profissional.


É correto o que se afirma em

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, quanto às relações com Assistentes Sociais e outros profissionais, é vedado ao Assistente Social


I. intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro(a) profissional, mesmo a pedido desse(a) profissional, pois é dever do(a) Assistente Social responsabilizar-se pelos seus serviços do início ao término, a menos quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

II. prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.

III. ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código mencionado e com erros técnicos praticados por Assistente Social e qualquer outro(a) profissional.

IV. prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro(a) profissional.


É correto o que está contido em