Filtrar


Questões por página:
A instituição sistemática de normas jurídicas e políticas específicas com a finalidade de nortear as políticas públicas ambientais no país consolida-se, principalmente na última metade do século, como estratégia racional de gestão ambiental, implicando o reordenamento espacial, bem como novas formas de regulação do uso e acesso aos recursos naturais. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em pelo menos três dos cinco grandes biomas brasileiros, a quantidade de unidades de conservação privadas ultrapassa o número de unidades de conservação públicas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga).
( ) No Brasil, a adoção da estratégia de conservação da natureza em áreas privadas se encontra bem estabelecida, com grande interesse entre os proprietários de terra pelo tema.
( ) A criação de áreas protegidas ganhou destaque no século XX, sendo incluídas como pauta de discussão, ou como estratégia, em diversos eventos ambientais, culminado com a Convenção de Estocolmo em 1972, e a ECO-92, no Rio em 1992, que serviram para firmar a crença da irreversibilidade dessa política de criação de parques como caminho para um desenvolvimento sustentável.
( ) Medidas mais sensatas apontam para a melhoria das práticas agrícolas e dos serviços infra-estruturais, redução dos custos de transportes, garantia de preços compensadores para os produtores, mecanismos adequados de comercialização; aumento da produtividade agrícola; disponibilidade de insumos modernos, assistência técnica, políticas fiscais que incentivem a preservação da floresta.
( ) A redução dos desmatamentos e das queimadas na Amazônia exige uma efetiva política agrícola que utilize os milhões de hectares já desmatados. Como essa área já apresenta excelente infra-estrutura física e social, com mão de obra altamente especializada, é possível atender a população que vive na região, e ainda exportar para outras regiões os excedentes da produção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A legislação ambiental brasileira foi criada com a intenção de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações humanas devastadoras sobre ela. As leis que constituem a legislação são fiscalizadas por órgãos ambientais nacionais, estaduais ou municipais. Esses órgãos definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento da lei. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
O Estudo do Impacto Ambiental tem a finalidade de avaliar as dimensões das possíveis alterações ocasionadas no meio ambiente por um empreendimento potencialmente poluidor a ser implantado. Sendo uma forma preventiva, e pode compor uma das etapas do licenciamento ambiental, visando evitar as consequências dos possíveis danos de um projeto de obras, ou de qualquer outra atividade sobre o meio ambiente. Dentro da avaliação de impacto ambiental existem diversas metodologias sendo elas listadas a seguir. De acordo com essas metodologias, assinale a alternativa incorreta.
O Código de Ética profissional do Biólogo contém as normas éticas e princípios que devem ser seguidos no exercício da profissão. As disposições deste Código também se aplicam às pessoas jurídicas e firmas individuais, devidamente registradas nos Conselhos de Biologia, bem como aos ocupantes de cargos eletivos e comissionados. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
Dos Deveres Profissionais do Biólogo. Art.6º São deveres profissionais do Biólogo. Parte dos deveres profissionais do Biólogo estão listados a seguir. Sobre o exposto, analise as afirmativas.
I. Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética, bem como os atos e normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Biologia.
II. Manter-se em permanente aprimoramento técnico e científico, de forma a assegurar a eficácia e qualidade do seu trabalho visando uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da Ciência, preservação e conservação de todas as formas de vida.
III. Exercer sua atividade profissional com dedicação, responsabilidade, diligência, austeridade e seriedade, não assumindo responsabilidades para as quais esteja capacitado, e se associando a empreendimento ou atividade que não se coadune com os princípios de ética deste Código e praticando e permitindo a prática de atos que comprometam a dignidade profissional.
IV. Contribuir para a melhoria das condições gerais de vida, intercambiando os conhecimentos adquiridos através de suas pesquisas e atividades profissionais.
V. Contribuir para a educação da comunidade através da divulgação de informações cientificamente corretas sobre assuntos de sua especialidade, notadamente aqueles que envolvam riscos à saúde, à vida e ao meio ambiente.
VI. Não responder pelos conceitos ou opiniões que emitir e pelos atos que praticar, identificando-se com o respectivo número de registro no CRBio na assinatura de documentos elaborados no exercício profissional, quando pertinente.

Estão corretas as afirmativas.