Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, estimula a instituição da coleta seletiva e promove a separação dos resíduos recicláveis na fonte geradora e a destinação dos materiais às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
mostrar texto associado
A Lei Nº 12.305/2010, denominada de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem como prioridades a redução de resíduos nas fontes geradoras, a redução da disposição final no solo, a maximização do reaproveitamento, a coleta seletiva e a reciclagem.
Entre os polímeros sintéticos, os plásticos são os mais comuns em nosso cotidiano, gerando uma grande quantidade de resíduos, sendo sua separação e reciclagem um processo fundamental para o desenvolvimento mais sustentável. O problema dessa separação é que geralmente os diferentes tipos de polímeros, apresentados a seguir, encontram-se misturados.



Em um processo de reciclagem composto por três tanques distintos, sendo que um contém água, o outro álcool comercial 46 INPM (0,92 g/cm3 ) e o terceiro uma solução de água e sal de cozinha (1,15 g/cm3 ), será possível separar
Na tentativa de reduzir as concentrações de CO2 atmosférico gerado pela ação antrópica, o processo ilustrado na figura a seguir vem se revelando uma técnica promissora.


Essa tecnologia tem por objetivo

A poluição atmosférica capaz de formar uma neblina, composta por uma mistura de gases, material particulado e vapores de água recebe o nome de smog (smoke + fog) que é a junção das palavras fumaça e neblina da língua inglesa. Entretanto o termo smog é genérico, podendo ser classificado ainda em smog sulfuroso e smog fotoquímico, conforme ilustrado na figura.

 

 

A partir das fontes poluentes da figura, é correto afirmar que os poluentes secundários formados pelo smog sulfuroso e pelo fotoquímico são, respectivamente,