Filtrar


Questões por página:
De acordo com Guerra (2002, p.12), ao optar pelo uso da expressão “dificuldades de aprendizagem”, expressa-se a compreensão de que essas “dificuldades podem ser superadas, os desafios [podem ser] transpostos e as ‘disabilidades’ [podem] ser transformadas em habilidades escolares”. Portanto, o uso de rótulos para uma criança com dificuldades de aprendizagem é considerado:
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da
Transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização. Essa definição refere-se a
Em uma escola que adota uma abordagem inclusiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental que orienta as práticas educativas. No entanto, para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e voltada para a diversidade, é necessário que o PPP contemple princípios que valorizem a equidade, a acessibilidade e o respeito à diferença. Além disso, adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são essenciais para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e outras demandas específicas.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola inclusiva deve priorizar a homogeneidade e a padronização das práticas educativas para garantir a igualdade de oportunidades a todos os alunos.
II. O PPP deve deixar claro que a educação inclusiva visa apenas atender às necessidades dos alunos com deficiência, excluindo outras formas de diversidade presentes na comunidade escolar.
III. As adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são recursos importantes para promover a acessibilidade e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características individuais.
IV. A acessibilidade na escola refere-se tanto à infraestrutura física, quanto ao acesso aos materiais e práticas pedagógicas.

Assinale a alternativa correta.
“A vertente médico-pedagógica caracterizava-se pela preocupação eugênica e higienizadora da comunidade do Brasil e refletiu na Educação Especial estimulando a criação de escolas em hospitais, constituindo-se em uma das tendências mais segregadoras de atendimento aos deficientes. A criação de serviços de higiene e saúde pública, em alguns estados, deu início à inspeção médico-escolar e à preocupação com a identificação e educação dos anormais de inteligência” (Jannuzzi,1992). A respeito da vertente médico-pedagógica presente no Brasil nas primeiras décadas do século XX, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Havia a crença de que saúde e educação seriam responsáveis pela regeneração do país, ideia que relacionava a deficiência mental com problemas de saúde.
( ) O critério para avaliar a deficiência passou a ser o grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, medida pelas notas do desempenho escolar, e a observação da atenção e da memória.
( ) O exame médico reunia observações físicas, dados antropométricos e informações sobre os aspectos cognitivos fornecidos pelo professor, como atenção fraca, memória lenta, confiança excessiva, entre outros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: