Filtrar


Questões por página:
A inserção dos estudos algébricos no Ensino Fundamental II é considerada de grande importância para a sequência de conteúdos destinados ao Ensino Médio. Atualmente, no 8° ano de algumas escolas, iniciam-se os estudos sobre produtos notáveis, fatoração e expressões algébricas. Porém, alguns livros didáticos abordam esses conteúdos apenas no nono ano, conforme recomendação da BNCC. Com esses estudos é possível provar, por exemplo, que a2 +a2 = (a+b)2 - 2abe a3 + b3 + (a+b) . (a2 - ab + b2). Assim, considerando que x 2 + y2 = 2 e usando corretamente as técnicas de produtos notáveis e fatoração, o valor da expressão algébrica 4 - 3 (xy)2 / x6 + y6 é igual a

Em um supermercado, o preço do quilo da carne de boi é o dobro do preço do quilo da carne de frango.


Se 5 quilos de carne de boi custam R$ 120,00, então o preço de 6 quilos de carne de frango é:

Uma fábrica armazena uma certa quantidade do produto A em 27 caixas, colocando 15 unidades do produto A em cada caixa.


Se é possível colocar até 81 unidades do produto A em cada caixa, então o número mínimo de caixas necessárias para fazer o armazenamento mencionado é igual a:

Em um aquário, a razão entre peixes grandes e peixes pequenos é de 7:18.


Se nesse aquários o número de peixes pequenos excede o número de peixes grandes em 132, então o número total de peixes (grandes e pequenos) no aquário é:

Um professor decide dividir seus alunos,20 meninos e 24 meninas em grupos, de forma que cada grupo tenha o maior tamanho possível. Ainda, o número de meninas em cada grupo deve ser igual, bem como o número de meninos em cada grupo deve ser igual.


Logo, o número total de alunos (meninos e meninas) em cada um dos grupos é igual a: