Filtrar


Questões por página:
Correspondências são documentos que podem ser conceituados como uma informação registrada, utilizado para consulta, prova e/ou pesquisa, uma vez que comprovam fatos e registram fatos e pensamentos do homem, considerando uma determinada época ou lugar. Dentre as Correspondências Oficiais, há: ata, decreto, despacho, memorando. Esses são termos bem comuns para quem vive na rotina da carreira pública. Os canais para direcionar cada mensagem oficial também carregam suas próprias características. Quanto aos tipos de correspondência, podem-se destacar:

Para documentos que envolvem transações financeiras e prestação de contas, são adotados na Administração Pública Federal prazos que variam entre 5 e 10 anos a partir da aprovação das contas pelo Tribunal de Contas. Porém, caso seja comprovada a improbidade administrativa dolosa, não há prazo de prescrição para a cobrança de ressarcimento ao Erário.


Nesse caso, qual deve ser a decisão do arquivista para que possa ser feita a cobrança, independentemente do prazo?

Leia as proposições sobre o planejamento, organização e execução dos documentos oficiais e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas em relação as competências de um Agente Administrativo.
( ) Registrar a entrada e saída de documentos em tempo hábil. ( ) Ler os documentos dirigidos ao seu chefe e assim facilitar o trabalho dele. ( ) Fazer a triagem e distribuição dos documentos logo após a chegada desses para evitar atrasos. ( ) Arquivar os documentos conforme sua vontade para facilitar na hora que necessitar procurá-los. ( ) Preencher documentos de acordo com parâmetros estabelecidos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses
A correspondência é toda forma de comunicação transitada entre servidores e órgão de uma instituição. Quando se trata de interesse específico das atividades de uma instituição, é classificada como:
Quanto às correspondências oficiais, assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de expediente que se distinguem antes por suas finalidades do que por suas formas.